segunda-feira, julho 15, 2013

Cenas do deserto

Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra é desértica. As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Góbi).
Um deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação. Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo dos 400 mm de chuva. Apesar disso, abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar a humidade. A vegetação destas regiões é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente se pode acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas). A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores (ratos-cangurus), por répteis (serpentes e lagartos), e por insectos. Os animais e plantas têm marcantes adaptações à falta de água. Muitos animais saem das suas tocas só à noite, e outros podem passar a vida inteira sem beber água, extraindo-a dos alimentos que ingerem.
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto por areia, com frequente formação de dunas. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes factores na formação de paisagens desérticas. Por serem locais secos, os desertos são ideais para a preservação de artefactos humanos e fósseis.
Veja, agora, uma bela apresentação que mostras cenas de algumas regiões desérticas do mundo, incluindo de desertos salgados.

Sem comentários: