sábado, julho 20, 2013

Adeus Bana

Bana (1932 - 2013), falecido recentemente,  foi um intérprete, cantor e baladeiro caboverdiano que ficou conhecido entre nós como o Rei da Morna. Este cantor começou a sua carreira quando Cabo Verde era um território português. Nessa altura trabalhava como guarda-costas e moço de recados do compositor e intérprete caboverdiano, B. Leza. Juntando-se ao coro dos diferentes cantores que contavam e cantavam as mornas, os amadores dos violões, das violas e dos cavaquinhos apercebem-se rapidamente da sua voz invulgar, "admitindo-o" entre os grandes de então. Quem ficou particularmente encantado com a voz de Bana foi nem mais nem menos do que o célebre compositor e poeta B. Leza, que o apresentou, em 1959, numa digressão que a Tuna Académica de Coimbra efectuou por São Vicente. Entre os responsáveis pela Tuna figuravam o escritor, romancista e jornalista Fernando Assis Pacheco e o poeta e político Manuel Alegre, que tentaram trazê-lo a Portugal para actuar.
No entanto, seria em Dacar (Senegal) que Bana gravaria o seu primeiro disco e daria os seus primeiros espectáculos. De Dacar, segue para Paris, onde permanece até 1968 e grava mais dois LP, e para a Holanda, publicando mais dois "long-play" e seis EP, muito em voga na altura. É só no ano seguinte, 1969, que surge o convite para se deslocar a Portugal. Foi na inauguração da Casa de Cabo Verde, em Lisboa, na companhia de dois dos seus amigos, Luís Morais e Morgadinho, com quem formara, em 1966, o conjunto Voz de Cabo Verde, ainda com Toy da Bibia.
Ao longo de uma carreira de mais de 60 anos, Bana publicou mais de meia centena de LP e EP, em grupo ou a solo, e participou em quatro filmes - dois franceses, um alemão e um luso/cabo-verdiano.
"Embaixador" da música caboverdiana, por ser pioneiro em levá-la aos quatro cantos da Europa e África, Bana foi agraciado com várias condecorações e homenagens, quer em Cabo Verde quer no estrangeiro.
Oiça a ntrevista a Bana por ocasião do espectáculo em sua homenagem, no Tatro São Luiz(Rumos, RTP África, 30 Junho 2010 - 1ª parte).

Sem comentários: