segunda-feira, julho 08, 2013

A Jordânia

A Jordânia, oficialmente Reino Hachemita da Jordânia, é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Síria, a leste pelo Iraque, a leste e a sul pela Arábia Saudita e a oeste pelo Golfo de Aqaba (através do qual faz fronteira marítima com o Egipto), por Israel e pelo território palestiniano da Cisjordânia. A capital da Jordânia é a cidade de Amã. A Jordânia é essencialmente um grande planalto. A parte ocidental é a mais acidentada, não só devido às cadeias montanhosas, mas também à descida abrupta até à depressão que liga o mar Vermelho ao mar Morto e ao rio Jordão. Todo o país é desértico ou semi-desértico, sendo a zona menos árida também aquela onde se aglomera a maior parte da população: a região noroeste, separada da Cisjordânia pelo Jordão. As maiores cidades são Amã e Irbid.
A história desta região remonta há muitos anos, tendo sido dominada  por diferentes tipos de povos. A partir do século VII a.C., a presença mais expressiva é a dos nabateus, um povo nómada que constrói uma próspera civilização na área, assumindo o controle das importantes rotas de caravanas localizadas na região. Mais tarde por esta região passaram invasores e colonos como por exemplo: egípcios, israelitas, assírios, babilónios, persas, gregos, romanos, árabes muçulmanos, cruzados cristãos, turcos otomanos e, finalmente, os britânicos. No fim da Primeira Guerra Mundial, o território que agora compreende Israel, a Jordânia, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém foi concedido ao Reino Unido como o Mandato Britânico da Palestina. Em 1922, a Grã-Bretanha dividiu o controle da região estabelecendo o semiautónomo Emirado da Transjordânia, regido pelo príncipe hachemita Abdullah, enquanto continuou a administração do resto da Palestina sob um alto comissariado britânico. O domínio sob a Transjordânia acabou oficialmente em  Maio de 1946.  Nesse mesmo mês, o país tornou-se independente assumindo a designação de Reino Hachemita da Transjordânia. O tratado especial de defesa com o Reino Unido acabou em 1957.
A Jordânia é um país pequeno com recursos naturais bastante limitados.  A sua economia depende da exploração de fosfatos, carbonato de potássio, do turismo, da comercialização de fertilizante e de outros serviços. Tem apostado, também,  no gás natural para suprir internamente pelo menos parte de suas necessidades de energia.
A maior parte da população jordana é de origem árabe. As principais minorias étnicas correspondem à dos arménios e a um reduzido grupo de origem caucasiana. Quase todos os habitantes são muçulmanos sunitas, embora existam pequenas comunidades xiitas e cristãs - das quais um terço pertence à Igreja Ortodoxa Grega. A elevada taxa de natalidade e a entrada de imigrantes constituem a base do alto crescimento demográfico.  As condições climáticas e a disponibilidade de água são os factores que determinam a distribuição da população, concentrada, sobretudo,  nas proximidades do Lago Tiberíades, do mar Morto e ao longo do rio Jordão. Aprecie agora algumas belas imagens da Jordânia, através da apresentação que se segue. 

Sem comentários: