sábado, julho 06, 2013

13 curiosidades acerca da cultura japonesa

Hoje vamos aprender um pouco com os Japoneses ! Eis aqui algumas das  características do país do sol nascente:

1 - Sabia que as crianças japonesas limpam as escolas todos os dias, durante 15 minutos, juntamente com os professores? E que este facto  levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiastas da limpeza?

2 - Sabia que qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar, para apanhar os dejectos do animal, sacos de pano especial ? O desejo de manter a limpeza e a higiene faz parte da cultura e ética japonesas.

3 - Sabia que um empregado (a) de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde" e pode ter salários de 5000-8000  dólares por mês? Sabia que estes técnicos estão sujeitos a provas escritas e orais!

4 - Sabia que o Japão é um país que não tem recursos naturais, que está exposto a centenas de terramotos por ano mas, ainda assim, conseguiu tornar-se a terceira maior economia do mundo?

5 - Sabia que a cidade de Hiroshima retornou à sua economia vibrante, após a queda da bomba atómica, em apenas 10 anos?

6 - Sabia que o Japão impede o uso de telemóveis em comboios, restaurantes e esplanadas?

7 - Sabia que no Japão os alunos do primeiro ao sexto ano devem aprender a ética no lidar com as pessoas?

8 - Sabia que os japoneses, ainda que sejam uma das populações mais ricas do mundo, não têm empregados domésticos? Os pais são responsáveis quer pela a casa quer  pelos filhos.

9 - Sabia que no Japão não há nenhuma avaliação (exame) do primeiro ao terceiro ano, porque o objectivo da educação é incutir os conceitos e desenvolvimento do carácter, e não apenas o exame e os conteúdos?

10 - Sabia que num restaurante japonês, com o sistema buffet, as pessoas só se servem do que vão comer e comem tudo até ao fim? Nenhum alimento é desperdiçado!

11 - Sabia que os comboios de alta velocidade no Japão,  apresentam no máximo, um atraso de cerca de 7 segundos por ano? Eles apreciam o valor do tempo. São hiper pontuais, à escala do minuto e do segundo.

12 - Sabia que as crianças japonesas em idade escolar, escovam os dentes e usam fio dental, após as refeições na escola, para aprenderem a manter a sua saúde oral desde cedo?

13 - Sabia que os alunos japoneses terminam as refeições em meia hora de maneira a garantirem uma boa digestão?

Sem comentários: