terça-feira, junho 11, 2013

Um Mundo de Contrastes

"Um Mundo de Contrastes", pelas mãos de um grupo de alunas do 12º B. Esta apresentação procura demonstrar as desigualdades existentes no mundo actual. Em evidência neste trabalho estão, a Nova Zelândia e o Haiti.
A Nova Zelândia é um país insular localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e  formado por duas grandes ilhas, Ilha do Norte e Ilha do Sul e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham.
O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca". Os domínios da Nova Zelândia também incluem as Ilhas Cook e Niue (que se auto-governam mas em associação livre); Tokelau; e a Dependência de Ross (reivindicação territorial da Nova Zelândia na Antárctida).
A Nova Zelândia é notável pelo seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2 000 km a sudeste da Austrália, da qual está separada pelo mar da Tasmânia.  Os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. Devido ao seu isolamento, o país desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles. A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência europeia, os nativos maoris são uma minoria. Asiáticos e polinésios não-maori também são grupos de minoria significativa, especialmente nas áreas urbanas. A língua mais falada é o inglês. Isabel II é a chefe de estado do país e é representada por um governador-geral cerimonial, que detém poderes de reserva. A rainha não tem nenhuma influência política substancial e sua posição é essencialmente simbólica. O poder político é mantido pelo parlamento da Nova Zelândia, sob a liderança do primeiro-ministro, que é o chefe de governo do país. O Haiti, oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe.

Sem comentários: