segunda-feira, junho 03, 2013

Rotunda para peões

Quando muitas vias convergem para - ou partem de - um único ponto da cidade, o trânsito costuma ficar caótico. Para resolver o problema, a melhor solução que a engenharia encontrou, foram as rotundas. Este é um recurso que permite os cruzamentos, mas não elimina a confusão. Pior, dificulta a vida dos peões, os últimos a serem notados pelos condutores, mais preocupados em sair ilesos do caos.
Mas isto não acontece no bairro de Pudong, em Xangai, na China. Ali, os peões têm uma rotunda só para eles: a passadeira circular Lujiazui, construída do lado leste do rio Huangpu, na zona económica e financeira da cidade, cercada por arranha-céus, onde não havia nada além de terra há 15 anos atrás.
Esta rotunda, inaugurada em 2012, está suspensa a quase 7 metros acima da rua. Permite que os peões passem de um lado para o outro da mesma em segurança, desde que estejam dispostos a percorrer o mesmo trajecto circular dos automóveis. A passadeira dá acesso ao edifício Oriental Pearl Tower, ligando os prédios de escritórios do centro financeiro das redondezas, a áreas de lazer e de compras, como shoppings e cafés.
Com 5,5 metros de largura, a ponte pedonal permite que 15 pessoas caminhem lado a lado, facilita o acesso aos transportes públicos e ainda é toda iluminada à noite, tornando a rotunda ideal para passeios turísticos.

Sem comentários: