quarta-feira, junho 05, 2013

Corno do Bico

Hoje, dia mundial do ambiente, proponho-lhe um passeio até uma quase desconhecida, Paisagem Protegida do nosso país.
A Paisagem Protegida do Corno do Bico é uma área protegida dotada de elevado valor ecológico. No seu extenso coberto florestal destacam-se os carvalhais, enquanto na  fauna, podem ser observadas espécies como o lobo e a toupeira de água, com estatuto de protecção, a lontra, o tritão palmado, a gineta, o corço e o javali.

A Paisagem Protegida do Corno do Bico é gerida pelo município de Paredes de Coura.  Este território constitui um pequeno santuário natural situado nos limites sueste daquele concelho, com uma área de cerca de 2175 hectares, abrangendo cinco freguesias: Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões. A região é essencialmente montanhosa, de contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883m de altura, a elevação de maior altitude da região. A paisagem é dominada pelos ''caos de blocos'', que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, que conferem um aspecto caótico à paisagem e, ainda,  pelas cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos: Coura, Labruja e Vez. O clima é temperado, marcadamente atlântico, com elevada precipitação nos meses de Inverno e temperaturas amenas nos meses mais quentes de verão, sendo raros os períodos de neve.
Os povoados fortificados, os monumentos fúnebres do Neolítico e os marcos miliários resistem no Corno de Bico, como testemunhos de outros tempos. Nas encostas verdejantes é possível ver, retalhando a paisagem, os muretes, as sebes e os socalcos - testemunhos da influência humana na paisagem. Juntamente com os espigueiros e os moinhos, que completam a harmonia paisagística, estes testemunhos da presença humana traduzem a ainda vigente ruralidade e o esforço do povo que tem vindo a ocupar esta região.



Sem comentários: