terça-feira, junho 18, 2013

Ai Margarida

Para assinalar o 125º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, comemorado recentemente, proponho-lhe que oiça, hoje, o fado "Ai Margarida". Este poema de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa) é interpretado pelo fadista português Camané, com música de Mário Laginha, que o acompanha ao piano. Este tema, "Ai Margarida", é um dos inéditos da compilação de êxitos que chegou às lojas em final de Abril. "O Melhor 1995-2013" é o nome do disco "best of" que reúne os principais temas do repertório do fadista de 45 anos. Camané estreou-se nos discos em 1995, com "Uma Noite de Fados", e lançou o seu mais recente álbum, "Do Amor e dos Dias", em 2010.

 Ai, Margarida,
Se eu te desse a minha vida,
Que farias tu com ela?
— Tirava os brincos do prego,
Casava c'um homem cego
E ia morar para a Estrela.

Mas, Margarida,
Se eu te desse a minha vida,
Que diria tua mãe?
— (Ela conhece-me a fundo.)
Que há muito parvo no mundo,
E que eras parvo também.

E, Margarida,
Se eu te desse a minha vida
No sentido de morrer?
— Eu iria ao teu enterro,
Mas achava que era um erro
Querer amar sem viver.

Mas, Margarida,
Se este dar-te a minha vida
Não fosse senão poesia?
— Então, filho, nada feito.
Fica tudo sem efeito.
Nesta casa não se fia.

Comunicado pelo Engenheiro Naval Sr. Álvaro de Campos (Fernando Pessoa ) em estado de inconsciência alcoólica.

Sem comentários: