sábado, maio 25, 2013

Montevideu

Hoje, vamos conhecer um bocadinho de Montevideu.  Montevideu é a capital e a maior cidade do Uruguai.  É, também,  a sede administrativa do Mercosul. Localiza-se no sul do Uruguai, nas margens do rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e encontra-se entre as 30 mais seguras do mundo.
Em 2004, possuía uma população de aproximadamente 1 325 968 habitantes (ou  1 968 335, se englobarmos a sua área metropolitana).
 Montevideu tem uma situação geográfica privilegiada junto a uma baía ideal, que forma um porto natural, o mais importante e mais movimentado do país.
 A cidade nasceu de um pequeno povoado de índios tapes e imigrantes das Canárias, radicados junto a  um forte, construído em 1724, por ordem do governador espanhol de Buenos Aires, Bruno Mauricio de Zabala, para manter as tropas portuguesas de Manuel de Freitas da Fonseca, distantes do Rio da Prata.  Só em 1726,  é que Montevideu adquiriu o estatuto de cidade.
Conquistada por Portugal em 1817, tornou-se capital da Província Cisplatina do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, em 1821. Pertenceu ao Brasil durante o reinado de D. Pedro I, chegando a receber o título de Imperial Cidade, em 15 de abril de 1825 , mas logo conquistou a sua independência, na chamada Guerra da Cisplatina, tendo recebido apoio da Argentina. Com a independência (1828) tornou-se a capital de um novo país, o Uruguai. Entre 1843 e 1851, Montevidéu foi palco de disputas políticas internas, na chamada Guerra Grande.
 A Ciudad Vieja (Cidade Velha) de Montevideu, é a sua parte mais antiga, originária da urbanização começada em 1742, que lhe deu origem. Actualmente, esta parte, é um bairro da cidade.  A criação deste novo povoado ocorre num momento de disputa entre Portugal e Espanha pelo território ao redor do Rio da Prata, exacerbada pela fundação da Colónia do Sacramento pelos portugueses, em 1680. Neste contexto, a Espanha de Filipe V, decide-se pela fundação de uma nova cidade no rio da Prata, para contra-arrestar as ambições portuguesas. Nesses primeiros tempos a cidade foi cercada por várias baterias fortificadas e uma muralha, começada em 1741 e terminada por volta de 1780. Montevideu foi ainda protegida por dois fortes, um (chamado a Cidadela) no lugar da actual Praça Independência, e outro no lugar da actual Praça Zabala. Os dois fortes e as muralhas, foram destruídos já no início do século XIX, após um decreto de 1829, e deles poucos vestígios há. Da cidadela, foi preservada uma porta de entrada, mantida actualmente como monumento, na entrada da Cidade Velha, entre esta e a Praça Independência. Junto ao Rio da Prata também se preserva uma pequena bateria fortificada de planta circular. A praça principal do bairro, cuja origem é a  Plaza Matriz colonial, é a atualmente a Plaza Constitución, onde se encontra a antiga igreja matriz, construída a partir de 1790 (atualmente Catedral Metropolitana de Montevideu) e o centro administrativo da cidade colonial, o Cabildo de Montevideu, começado em 1804. Estes edifícios são os mais antigos preservados na Cidade Velha.
Venha daí até ao Uruguai, para conhecer Montevideu. 

Sem comentários: