domingo, maio 12, 2013

Código Impala

"Código Impala", é um romance ficcionado, da autoria de Manuel Mota, economista e gestor de profissão, lançado ontem na Biblioteca Municipal de São Lázaro, pela Chiado Editora.
Histórias de há 40 anos inspiraram-no para a realização deste livro, que é o primeiro de uma trilogia. De acordo com o autor "A escrita vai passar a fazer parte da minha vida, com carácter permanente. A prova disso é que o segundo livro, já está escrito e em fase de revisão e o terceiro, está em fase muito adiantada. Na verdade, estes três livros têm uma história com alguma continuidade, pois a solução final para o destino a dar aos documentos só aparece no fim do terceiro livro".
Embora toda a trama se desenrole na actualidade, a história, tem raízes e motivações históricas. De facto tudo acontece à volta de uns documentos que foram assinados em Angola, no ano de 1974 e após a revolução do 25 de Abril. As consequências na actualidade, da existência desses documentos, são muito comprometedoras, para algumas pessoas, com posição relevante no "establishment" de Angola. Isso gera uma grande disputa pela sua posse. A história tem "flashbacks", retratando momentos e episódios vividos, pelos personagens, à época, com a respectiva critica politica e social ao processo de descolonização. Grande parte da acção, desta obra, desenrola-se em Lisboa, mas, com escapadelas até ao nordeste brasileiro, Luanda e ao norte de Portugal.

Sem comentários: