quinta-feira, maio 02, 2013

A Lusofonia está na Malaposta


A cidade de Odivelas, em Portugal, recebe, entre 3 e 26 de Maio, a IV edição da Bienal de Culturas Lusófonas. Esta cidade volta, assim, a ser a Capital da Lusofonia apresentando uma vasta programação cultural que acolhe obras de diversos artistas lusófonos.

Esta é um  iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Odivelas  e que conta com o patrocínio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com uma Comissão de Honra de excelência, presidida por Maria de Jesus Barroso Soares.
A presente edição da Bienal dá continuidade a um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da ideia da lusofonia, com iniciativas de relevante interesse cultural, destacando-se a Exposição de Artes Plásticas, o Encontro de Escritores, as Artes Performativas e o Fórum Lusofonia.
Este projecto nasceu no âmbito da programação do Centro Cultural Malaposta, em 2007, com a iniciativa “Semana Africana”, que serviu de mote para desenvolver a Bienal de Culturas Lusófonas.
O trabalho desenvolvido neste âmbito, tem vindo a ser substancialmente reconhecido por várias instituições, quer de projecção nacional, quer internacional, onde se destaca a CPLP, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), o Instituto Camões, o Museu do Oriente, a Fundação Portugal-África, as Embaixadas dos Países Lusófonos, etc.

Assim, não poderia deixar de assinalar que hoje, 2 de Maio, pelas 21:30hs , haverá no Centro Cultural da Malaposta, uma apresentação em pré-estreia mundial do longa-metragem de Alberto Araújo "Aplauso e Solidão", com um grande elenco que inclui nomes como o de Lima Duarte, Murilo Rosa, Bete Mendes, Othon Bastos, Lauro Moreira, etc. Este filme deverá ser lançado no Brasil só no segundo semestre de 2013.
A 5 de Maio, domingo, a partir das 16hs, no mesmo teatro, haverá a apresentação do documentário "Por outros Solos", que narra a digressão do Grupo Solo Brasil, no seu espectáculo "Uma viagem através da música do Brasil". Haverá também o lançamento do livro de poemas e fotos de Alberto Araújo,  "Alma Lusitana".


Sem comentários: