sábado, maio 18, 2013

A Bicicleta Que Tinha Bigodes

"A Bicicleta Que Tinha Bigodes", livro do autor angolano Ondjaki, foi escolhido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil brasileira, como o melhor título destinado a crianças e jovens, relativo a 2012. Esta obra também já foi distinguida em Portugal, em 2012, com o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância.
Ondjaki ficou satisfeito com esta nova distinção vinda do Brasil. “Fico contente. Por mim e por Angola. Ainda vivo essa fase de que partilho os meus prémios com o meu país ou com as crianças do meu país. É a segunda vez que sou distinguido com este prémio, e a emoção é a mesma. Emoção e honra. É bonito ver um livro angolano chegar a outras culturas”.

ONDJAKI NA BIBLIOTECA DA NOSSA ESCOLA (ESL).
"A Bicicleta Que Tinha Bigodes": «Sonhei com a bicicleta bem colorida, os da minha rua brincavam com ela, o Camarada Mudo ria muito, a Avó Dezanove dizia para termos cuidado para não sermos atropelados por nenhum carro e para não atropelarmos mais nenhum bicho, a bicicleta do meu sonho era bem grande e zunia muito, amarela nas rodas, o quadro e o volante eram vermelhos e os para-lamas assim pretos, só que à frente, um pouco abaixo da zona do volante, ninguém ainda tinha visto: a bicicleta tinha uns bigodes iguais aos do tio Rui...»
Se quiser ouvir o jovem autor Ondjaki, a falar sobre esta obra basta clicar aqui.

Sem comentários: