quarta-feira, abril 10, 2013

Vencer Al Amor

A minha proposta de hoje tem a ver com música. Ouça um excelente dueto ibérico: Paulo Gonzo e India Martinez interpretam «Vencer Al Amor" na Gala da TVI 20 Anos.
Paulo Gonzo, é um cantor português (1956) que foi fundador do grupo "Go Graal Blues Band". Em 1984 começa uma carreira a solo, a par do seu trabalho na banda, lançando em 1986, um álbum de covers. Em 1992 edita o primeiro disco cantado em português "Pedras da Calçada", que é um enorme sucesso, em grande parte devido ao tema "Jardins Proibidos". De então para cá tem alternado as edições cantadas em inglês e português. Em Novembro de 1993 é publicada a colectânea "My Best" com os seus maiores sucessos em inglês. O álbum "Fora d' Horas", com produção de Frank Darcel, é editado em 1995. O disco inclui letras de Pedro Abrunhosa ("Lugares" e "Acordar"), Rui Reininho e Pedro Malaquias. Em 1997, Paulo Gonzo lança "Quase Tudo". Os maiores sucessos deste disco são uma nova versão de "Jardins Proibidos" com a participação de Olavo Bilac e "Dei-te Quase Tudo". Em 1998 edita o álbum "Suspeito" com produção de Frank Darcel e com uma participação especial de James Cotton (ex-trompetista de Miles Davis). "Ao Vivo Unplugged", é editado em 1999. O disco revisita uma grande parte do percurso a solo de Paulo Gonzo. O álbum "Mau Feitio", gravado na Bélgica, é editado em 2001. Tito Paris e African Voices são alguns dos convidados do disco. Em 2011 Paulo Gonzo lançou «Só gestos». O disco inclui um dueto com India Martínez, a atual cantora-sensação de Espanha.
India Martínez (1985), é uma cantora espanhola que foi nomeada para os Prémios Grammy Latinos em 2009 como," Mejor Nuevo Artista" . Em 2012 recebeu o "Prémio Cadena Dial" e o seu trabalho "Trece Verdades", foi Disco de Ouro. Esta cantora revela uma enorme influência da música flamenga, já que estudou dança e música flamenga, desde muito nova. Viveu em Roquetas de Mar (Almería) onde cantou na zona do porto pesqueiro tendo aí adquirido o apelido de "La Niña del Puerto". No entanto, só em 2004 é que publica o seu álbum de estreia: "Azulejos de Lunares". Este álbum inclui boleros clássicos e tangos. Em 2009 publica o seu segundo álbum: "Despertar". No disco Despertar, India Martínez recorre a diferentes estilos musicais latinos como, a rumba, os tangos, os romances, a "alboreá" ou a "trilla", misturados com sons étnicos, com o objectivo de misturar diferentes estilos musicais e recordar as suas origens. Não perca este excelente dueto ibérico. 

Sem comentários: