sexta-feira, abril 26, 2013

Romagem à Lapa

Aqui fica mais uma vez, o Fado de Coimbra, que está muito ligado às tradições académicas da respectiva Universidade.
Este tipo de fado tem a sua origem nos estudantes, que de todo o país chegavam a Coimbra para estudar, levando as suas guitarras. O Fado de Coimbra é, ainda hoje, exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico. Este traje é constituído por calças e batina pretas, cobertas por um capa de fazenda de lã, igualmente preta. Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. O local mais típico é na praça junto ao Mosteiro da Sé Velha. Também é tradicional organizar serenatas, em que se canta junto à janela da casa da dama que se pretende conquistar.
O Fado de Coimbra é acompanhado musicalmente por uma guitarra portuguesa e uma guitarra clássica (também aqui chamada de "viola"). No entanto, a afinação e a sonoridade da guitarra portuguesa e da guitarra clássica são, em Coimbra, diferentes das do fado de Lisboa, na medida em que as cordas são afinadas um tom abaixo. Esta afinação pretende transmitir à música uma sonoridade mais soturna, relativamente ao Fado de Lisboa.
Os temas mais glosados são: os amores estudantis, o amor pela cidade, e outros temas relacionados com a condição humana.
Dos cantores ditos "clássicos", o destaque vai para o Hilário, o António Menano e o Edmundo Bettencourt. Nos anos 1950 do século XX, iniciou-se um movimento que levou os novos cantores de Coimbra a adoptar a balada e o folclore. Começaram igualmente a cantar grandes poetas, clássicos e contemporâneos, como forma de resistência à ditadura de Salazar. Neste movimento destacaram-se nomes como Adriano Correia de Oliveira e José Afonso (Zeca Afonso), que tiveram um papel preponderante na autêntica revolução operada desde então na Música Popular Portuguesa. No que respeita à guitarra portuguesa, Artur Paredes  (pai de Carlos Paredes) revolucionou a afinação e a forma de acompanhamento da Canção de Coimbra, associando o seu nome aos cantores mais progressistas e inovadores.
"Saudades de Coimbra" ("Do Choupal até à Lapa"), "Balada da Despedida" ("Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida"), "O meu menino é d’oiro", "Fado Hilário" e "Samaritana "– são algumas das mais conhecidas Canções de Coimbra.
Oiça, agora, outro dos grandes nomes do Fado de Coimbra, Luiz Goes, em "Romagem à Lapa". É mais um vídeo do concerto realizado na Aula Magna em 1989. Luiz Goes conta com o apoio de António Portugal, António Brojo, Rui Pato, Aurelio Reis e Luís Filipe.

Sem comentários: