sábado, abril 06, 2013

Os Masai

Os masai ou massais são um grupo étnico africano seminómada (com cerca de 883.000 pessoas) que vive numa região localizada no Quénia e no norte da Tanzânia. As estimativas demográficas dos Masai, em ambos os países é complicada, devido à sua natureza nómada e a eles serem o único grupo étnico autorizado a viajar livremente pelas fronteiras entre o Quénia e a Tanzânia.
Os Masai vivem nas planícies do Rift Valley, que abrangem o Parque Nacional do Serengeti e o Parque Nacional de Masai Mara. Nestas savanas acontece um dos maiores espectáculos da natureza: a migração em massa de milhares de animais, que atravessam o rio Mara uma vez por ano durante a seca, de Junho a Agosto, em busca de pastagem.
Este povo que pratica uma religião animista monoteísta, vive em comunidades que  respeitam os animais e protegem e preservam o delicado ecossistema daquelas regiões.
Devido aos seus costumes distintos e às suas tradições culturais que tentam preservar, e ainda devido ao facto de se fixarem  próximo dos grandes parques de caça da África Oriental,  tornaram-se entre os grupos étnicos africanos mais bem conhecidos internacionalmente.
Agora, o governo tanzaniano anunciou que vai desmatar uma faixa enorme de terra para abrir caminho para o que se propõe ser um corredor de vida selvagem. Mas, muita gente suspeita que isso é apenas uma desculpa, para facilitar o acesso a uma empresa privada estrangeira de caça, e aos seus clientes, para caçarem animais majestosos.
As consequências, deste facto, no modo de vida dos Masai, poderão ser desastrosas. Poderão vir a  perder as suas raízes, as suas casas e os terrenos em que os animais pastam. O desaparecimento do seu modo de vida, conduzirá à extinção deste povo o que será uma  perda irreparável!

Sem comentários: