sexta-feira, abril 12, 2013

Israel

Israel, oficialmente Estado de Israel, é uma república parlamentar localizada no Oriente Médio, ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo. O país faz fronteira com o Líbano (norte),  a Síria  (nordeste),  a Jordânia e a Cisjordânia (leste), com o Egipto e a Faixa de Gaza (sudoeste), e com o Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho (sul). Geograficamente é um país pequeno muito diversificado. Israel é um  "Estado Judeu e Democrático". Após a adopção de uma resolução pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947, recomendando a adesão e implementação do Plano de Partilha da Palestina para substituir o Mandato Britânico, em 1948, David Ben-Gurion, o chefe-executivo da Organização Sionista Mundial e presidente da Agência Judaica para a Palestina, declarou o estabelecimento de um Estado Judeu em Eretz Israel, a ser conhecido como o Estado de Israel, uma entidade independente do controle britânico. As nações árabes vizinhas invadiram o recém-criado país no dia seguinte, em apoio aos árabes palestinianos. Israel, desde então, travou várias guerras com os Estados árabes circundantes, no decurso das quais ocupou os territórios da Cisjordânia, Península do Sinai, Faixa de Gaza e Colinas de Golã. Partes dessas áreas ocupadas, incluindo Jerusalém Oriental, foram anexadas por Israel, mas a fronteira com a vizinha Cisjordânia ainda não foi definida de forma permanente.
Israel assinou tratados de paz com o Egipto e a Jordânia, porém os esforços para solucionar o conflito israelo-palestiniano, até agora não resultaram em paz.
O centro financeiro de Israel é Tel Aviv e Jerusalém é a cidade mais populosa do país e a sua capital (embora não seja reconhecida como tal pela comunidade internacional). A população israelita, em 2012, era de 7 879 500 pessoas, das quais 5 930 000 são judeus. Os árabes formam a segunda maior etnia do país, com 1 622 500 de pessoas. A grande maioria dos árabes israelitas são muçulmanos, além de uma população menor, mas significativa, de beduínos do Negev, e ainda de cristãos árabes. Há ainda outras minorias étnicas e etno-religiosas, como os drusos, os circassianos, os samaritanos, os maronitas, etc. Se quiser ficar a conhecer melhor este país, aconselho-o a ver a apresentação que se segue.

Sem comentários: