quinta-feira, abril 25, 2013

Grândola, a caminhada de um poema

Hoje deixo-lhe a história da canção que se tornou a senha do 25 de Abril, e que se transformou, nos últimos tempos, no pesadelo de alguns políticos portugueses.
"Grândola, a caminhada de um poema"
"Zeca Afonso deslumbrou-se com Grândola, onde conheceu Carlos Paredes e fez um poema à terra. Domingo, 17 de Maio de 1964. A Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, na continuação dos festejos do seu 52.º aniversário, promove "um espectáculo de fino gosto musical com que deliciará o público". Na primeira parte, o guitarrista Carlos Paredes, acompanhado à viola por Fernando Alvim.... Depois dele, o "Dr. Zeca Afonso", descrito como um "inovador" com "belas e estranhas baladas". Era impossível sabê-lo então, mas aquele concerto em Grândola foi uma data marcante para José Afonso. Foi ali que conheceu Carlos Paredes e se impressionou com o seu talento. E foi o contacto com a colectividade e o convívio com os grandolenses que o inspirou a escrever um poema de homenagem à cidade. Quatro dias depois do concerto, remeteu-o a um dos dirigentes da colectividade. Tratava-se, como não será difícil adivinhar, de "Grândola Vila Morena". Sete anos depois, o poema vagueava pela Normandia, um entre os que seriam seleccionados para o novo álbum de José Afonso. No Strawberry Studio, montado num castelo em Herouville e por onde tinham passado os Pink Floyd e os Rolling Stones, José Afonso, que contava pela primeira vez com a direcção musical de José Mário Branco, gravava "Cantigas do Maio"… Como descrito no livro "José Afonso - O Rosto da Utopia", de José A. Salvador, José Mário Branco sugeriu que fosse cantada à moda dos coros masculinos alentejanos, com cada quadra repetida por ordem inversa dos versos. Como acompanhamento, o som de pés arrastando-se pelo chão, aquele que os membros dos coros produziam no balanço que lhes marca o cantar. Eis então, numa madrugada de Outubro de 1971, José Afonso, José Mário Branco, o guitarrista Carlos Correia, Francisco Fanhais e restante equipa, "armados" com oito microfones, caminhando sobre o saibro que rodeava o castelo. O poema tornava-se canção e, três anos depois, a canção tornava-se senha. Os passos gravados num castelo francês já eram outra coisa. A marcha dos militares no dia 25 de Abril".
MÁRIO LOPES - Jornal Público, 22 de Fevereiro de 2013
Se agora quiser ficar a conhecer as 10 melhores versões desta histórica canção, basta clicar aqui. Da Joan Baez ao Charlie Haden, passando pela Nara Leão, Amália Rodrigues e, claro, o Zeca Afonso, estão todas ali!
Por falar em Amália Rodrigues, em 1974, Amália gravou e editou a versão que se segue de "Grândola, Vila Morena". Ora oiça!

Sem comentários: