quinta-feira, abril 04, 2013

A Estátua e a Pedra

"A Estátua e a Pedra", é um livro póstumo, de ensaios, escritos pelo Nobel Português sobre a sua obra. Este livro será apresentado ao público, na abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá (Colômbia), dentro de dias.  A Colômbia é um país “onde Saramago é muito querido”, de acordo com o que disse a sua viúva Pilar del Río.

O texto desta obra é uma versão de uma conferência que o Prémio Nobel de Literatura “improvisou” na Itália, em 1997. “É José Saramago em suas próprias palavras, com o seu sentido de humor e simplicidade”, disse Pilar del Río sobre a obra que vai  ser lançada. Aí o autor faz uma reflexão sobre o significado de todos os seus livros e também como o facto de ter vivido na ilha de Lanzarote (no arquipélago espanhol das Canárias) fez o escritor mudar o seu estilo e a sua vida.
"A Estátua e a Pedra", revisto por Saramago ainda antes de sua morte em junho de 2010, é concluído com um epílogo do professor de literatura e especialista no trabalho do autor português, Fernando Gómez Aguilera.
Saramago (1924-2010)  uma das figuras mais ilustres da Língua Portuguesa, será assim, o protagonista da abertura da 26ª. edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, a 18 de abril, com um diálogo entre Pilar del Río e a escritora colombiana Laura Restrepo.


Sem comentários: