segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Jalapão no Tocantins


Hoje proponho-lhe um passeio fantástico a Jalapão, no estado de Tocantins no Brasil.
O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Localiza-se a sudeste da Região Norte e tem como limites o Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste. Ocupa uma área de 277 620 km² e tem como capital uma cidade que foi planeada para o efeito e que se chama  Palmas.
As maiores cidades do estado são respectivamente: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Juntas, estas cinco cidades abrigavam, em 2009, cerca de 42,22 por cento da população total do estado.
 O relevo deste estado apresenta chapadas ao centro, ao sul e ao leste, a Serra Geral a sudeste, a Serra das Traíras (ou das Palmas) ao sul, e a planície do Araguaia, com a Ilha do Bananal, nas regiões norte, oeste e sudoeste. São importantes o Rio Tocantins (incluindo o Rio Maranhão), o Rio Araguaia, o Rio Javaés, o Rio do Sono, o Rio das Balsas, o Rio Manuel Alves e o rio Paranã. O clima é tropical.
A economia do estado do Tocantins baseia-se no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja, melancia) e na pecuária.
Vamos então até Jalapão? Não perca a oportunidade de conhecer esta belíssima região, através da apresentação que se segue. Venha daí!

Sem comentários: