domingo, janeiro 06, 2013

Reis e Reisados

Hoje celebra-se o Dia de Reis. Esta é uma celebração católica associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de Janeiro. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, incenso, mirra e ouro.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas, o bolo rei, o pão-de-ló, as rabanadas, entre outras iguarias de Natal.
Nalgumas localidades de  Portugal (e também noutros países) é tradição as pessoas  irem cantar os reis, de porta em porta. Em troca as pessoas que estão em casa, oferecem aos cantores doces, frutos secos, bolos, etc,.
No Brasil esta tradição também é comemorada com o nome de Reisado. No Brasil, o Reisado está espalhado por quase todo o território com o nome de Reis, Folias de Reis, Boi de Reis ou apenas Reisado. A sua principal característica é a farsa do boi, que constitui um dos entremeios ou entremeses, onde ele dança, brinca, é morto e ressuscitado. A tradição é portuguesa. Em Portugal era costume os grupos de Janereiros e Reiseiros saírem pelas ruas pedindo que lhes abrissem as portas e recebessem a nova do Nascimento de Cristo. Os donos das casas recebiam os grupos e a eles ofereciam alimentos e dinheiro.
O Reisado brasileiro é uma dança popular profano-religiosa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. 
O Reisado é, actualmente, dançado em qualquer época do ano. Os temas do enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados, podem ser: amor, guerra, religião etc,.
O Reisado tem várias partes e diversos personagens como o rei, a rainha, o mestre, o contramestre, moçambiques, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são: o violão, a sanfona, o ganzá, a zabumba, o triângulo e o pandeiro.

Sem comentários: