quarta-feira, janeiro 09, 2013

Cantinflas: El Profe.

Cantinflas, é o nome artístico de Mário Moreno (1911 — 1993), que foi um premiado actor e humorista mexicano. Cantinflas nasceu numa família muito humilde e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxador e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista. A sua vida mudou quando aos vinte anos, trabalhando como empregado num teatro popular, teve a oportunidade de substituir o apresentador do espectáculo, que adoeceu. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas, conquistou o público.
As suas origens inspiraram várias personagens, entre eles o famoso "El Peladito". Dos mais de 40 filmes que fez, a maior parte foi produzida pela sua própria companhia. Em Hollywood fez apenas dois filmes: "A Volta ao Mundo em 80 Dias", um sucesso de bilheteira e vencedor do Óscar de Melhor Filme em 1956, e "Pepe", um fracasso de público e crítica. A sua carreira durou até à década de 80. A crítica, porém, destaca que os melhores filmes do comediante foram feitos nos anos 40 e 50. Entre os seus trabalhos mais elogiados deste período estão: "Os Três Mosqueteiros (1942)", "O Circo (1943)", "El Supersabio", "O Mágico (1948)", "O Bombeiro Atómico (1950)" e "Se Eu Fosse Deputado". Todos escritos para ele pelo seu amigo Jaime Salvador.
Cantinflas recebeu o Golden Globe Award, para o Melhor Actor (comédia ou musical) em cinema pelo filme, "A Volta ao Mundo em 80 Dias", em 1957.
Para quem se lembra dos filmes de Mário Moreno "Cantinflas", aqui fica o vídeo do filme "Cantinflas: El Profe". Este é um dos filmes que  fez. Embora não esteja legendado em Português, compreende-se bem. Divirta-se, e ria-se. Vale a pena dar umas boas gargalhadas nestes tempos de crise.

Sem comentários: