sábado, dezembro 22, 2012

Soneto de Natal

Um homem, — era aquela noite amiga,

Noite cristã, berço no Nazareno, —
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga,

Quis transportar ao verso doce e ameno
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.

Escolheu o soneto... A folha branca
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
A pena não acode ao gesto seu.

E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
"Mudaria o Natal ou mudei eu?"
Machado de Assis - "Poesias Completas - Ocidentais", 1901.

sexta-feira, dezembro 21, 2012

O Natal na Rússia

 "Na Rússia, o dia 25 de dezembro é um dia como todos os outros. Na verdade, o Natal russo é comemorado a 7 de janeiro, 13 dias depois do Natal ocidental (Igreja Ortodoxa Russa).
Segundo a tradição russa, a ceia natalícia deve incluir muito mel, grãos e frutos, sendo que a carne fica totalmente de fora".
On Line 24

quinta-feira, dezembro 20, 2012

O Natal no México

"No México, a tradição de Natal assenta nas típicas festas natalícias, que narram a história de Maria e José, ao longo de nove dias, de 16 a dia 24 de dezembro. A Piñata é um dos elementos que não pode faltar nas celebrações, sendo uma brincadeira que consiste num pote de barro cheio de doces, suspenso por uma corda, que as crianças, de olhos vendados, tentam quebrar com um pau".
On Line 24

quarta-feira, dezembro 19, 2012

O Natal na Suécia

"Na Suécia, e nos restantes países escandinavos, as comemorações natalícias iniciam-se no dia de Santa Luzia, a 13 de dezembro.Para assinalar a data, acontece uma tradicional procissão, que passa por várias cidades, em que as pessoas carregam tochas acesas.
No dia 25 de dezembro, é tradição plantar uma semente de cevada, que, a germinar, será prenúncio de boas colheitas. Para as crianças suecas, Juul Tonte e Juul Nisse são os duendes que trazem os presentes".
On Line 24

terça-feira, dezembro 18, 2012

O Natal no Uruguai

"Segundo a tradição uruguaia, o Natal é altura das famílias se reunirem em casa dos avós ou parentes mais velhos. A data é marcada, sobretudo, pela gastronomia típica, com a reunião das famílias em torno de grandes mesas, preparadas desde cedo para a tradicional “picadita”. Segundo o costume uruguaio, antes da ceia, o Natal começa com os aperitivos que se degustam em modo de confraternização".
On Line 24

segunda-feira, dezembro 17, 2012

O Natal aqui ao lado

"Em Espanha, o Natal é comemorado em todas as cidades, ainda que o Dia de Reis assuma uma maior importância, especialmente para as crianças, já que é o dia em que acontece a troca de presentes. Esta tradição dita que os presentes sejam oferecidos no dia em que os Reis Magos ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. Ainda assim, a véspera de Natal é altura de reunir a família para a típica ceia e, posteriormente, assistir à Missa do Galo".
On Line 24

domingo, dezembro 16, 2012

Bodrum

Bodrum, é um porto turco na província de Muğla. Está situado na península de Bodrum, perto da entrada noroeste do golfo de Gökova, em frente da ilha grega de Cós.
É um centro de turismo e náutica e na antiguidade era conhecida como a Halicarnasso de Cária, que era  famosa pelo seu mausoléu.
A povoação tornou-se em local turístico extremamente popular para os europeus do norte deste continente, devido à sua agradável costa e à animada vida nocturna. Com uma população de 32 227 habitantes (dados de 2000), recebe centenas de milhares de turistas todos os anos.
Bodrum é um dos mais atraentes destinos do Mar Egeu, com o seu belíssimo porto náutico, as docas, a Estação Marítima e as viagens incríveis às ilhas gregas. Para além da cidade, há imensas praias, cidades e vilarejos para conhecer. Mas, acima de tudo, não deve deixar de visitar o antigo Mausoléu de Halicarnasso. Este túmulo é uma das originais Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Dele, contudo, só a fundação permanece, mas vale bem a pena, pelo menos, uma breve visita.