sábado, junho 23, 2012

Não sei quantas almas tenho...



Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,


Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.


Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.
Fernando Pessoa, in «Não sei quantas almas tenho»

sexta-feira, junho 22, 2012

Palavras Sábias






"Vencer-se a si próprio é a maior de todas as vitórias".
"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
Platão (filósofo grego)

quinta-feira, junho 21, 2012

As Águias - Marinhas


As águias-marinhas vivem na parte ocidental da América do Norte, América Central e Antilhas, de onde emigram para a América do Sul. Habitam as regiões costeiras ou próximas de lagos e rios. No fim do verão, as águias-pesqueiras deixam a região onde se reproduzem e partem para o sul. Mas, na primavera seguinte cada casal vem procriar exatamente no mesmo lugar. As águias-pescadoras ou marinhas têm bicos mais longos e pesados que os das águias-reais.  Ao contrário da maioria das aves pescadoras, que apanham os peixes com o bico, a águia-pesqueira, agarra-os com as suas garras de unhas compridas e dedos escamados e rugosos. Assim, depois do vôo em mergulho - às vezes, de mais de 100 m de altura, a águia-pesqueira precisa de se endireitar para agarrar o peixe. Dizimada pelos caçadores, envenenada pelos inseticidas absorvidos pelos peixes, a águia-pesqueira é, além disso, vítima dos ladrões de ovos (gralhas, gaivotas e coleccionadores), por isso, é cada vez mais rara, quer  na Europa, quer na América do Norte. Esta ave de rapina é também conhecida como Gavião-pescador ou Águia-pescadora, águia-do-mar, guincho ou sangual. Recebe também os nomes de águia-pesqueira e gavião-papa peixe. Veja, agora, como uma águia-marinha caça/pesca as suas presas. Na primeira sequência de imagens, ela agarra cerca de três peixes de uma só vez. Na segunda, mergulha até ao fundo da toalha de água, para caçar uma nova presa. Na terceira sequência, captura um peixe que parece ser mais pesado do que ela, e transporta-o durante um largo espaço de tempo preso, só por uma das suas patas.  Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aguia-pesqueira/aguia-pesqueira.php#ixzz1yLK7SPUC

quarta-feira, junho 20, 2012

A Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte do território brasileiro. Abrange ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Aqui, as árvores podem atingir de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. A Mata Atlântica não deve ser confundida com a Floresta Amazónica,  que é um outro bioma presente na América do Sul. Já foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões sul e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até à Argentina e ao Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contígua à Floresta Amazônica. Devido à desflorestação, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma das maiores do planeta. A região da Mata Atlântica corresponde um clima entre o subtropical e o tropical.
Veja agora uma belíssima apresentação sobre As Aves características da Mata Atlântica, fotografadas pelo poeta e escritor brasileiro, Sylvio Adalberto.

terça-feira, junho 19, 2012

Tchuna baby

"Tchuna baby" é uma música do grupo Power Boyz.
Os Power Boyz estão de volta com mais um vídeo, que já é um sucesso junto da comunidade lusófona em Portugal. "Tchuna baby", é um termo moçambicano que viajou até Angola  na contracosta e se espalhou, também,  por cá.
Interessa  referir que para além da música se ter tornado moda, o mesmo acontece com o estilo de roupa que usam neste vídeo promocional. Por exemplo na cidade de Luanda , a nova moda é o uso de calções justos e acima do joelho, conhecidos como tchuna babies, quer por rapazes quer por  raparigas.

segunda-feira, junho 18, 2012

A Ucrânia é...





A Ucrânia para mim é um país mais sagrado e próximo que tem todas as belezas do mundo.
É a minha "mãe".
Amo a Ucrânia.
Viktoria Iasinska - 10º B

domingo, junho 17, 2012

Os recursos mineriais




O post de hoje fica a cargo da Catarina e do Rubens, do 10ºB.
Veja a apresentação que elaboraram acerca dos recursos minerais, metálicos e não metálicos.