sábado, abril 07, 2012

Tradições Pascais

A Páscoa é uma época cheia de tradições, de lendas, de símbolos e de usos e costumes. A maioria das tradições Pascais remete para actos pagãos que foram a pouco e pouco sendo incorporados na vida cristã.
No nosso país ainda (cada vez com mais dificuldade) se vão mantendo alguns usos e costumes, associados a esta época festiva. Assim, na semana antes da Páscoa em algumas localidades, fazem-se grandes limpezas e amassam-se os folares que depois de tendidos são levados em tabuleiros para o forno. No sábado antes da Páscoa matam-se os cabritos (ou os borregos), que depois são temperados para no domingo serem o prato principal desta festa religiosa.
Na segunda-feira, depois da Páscoa, faz-se um piquenique no campo (sobretudo no sul de Portugal) onde se come o resto do cabrito (ou do borrego), os folares, os chouriços, pão, vinho e amêndoas.

No norte de Portugal uma das tradições é o “compasso” Pascal que vai de porta em porta ao som do toque do sino. No Minho a Páscoa é vivida com alegria. Estreia-se roupa nova, espera-se pelo “compasso”, e prova-se o pão-de-ló típico da época. É hábito por estas paragens conceder o “folar” ao pároco que visita as casas. As ofertas são variadas… Mas quase sempre passam pelo dinheiro em nome da paróquia. Mas as oferendas podem, também, ser o açúcar, o arroz ou os ovos. Em Braga, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, a cidade dedica-se totalmente às cerimónias da Semana Santa. Aqui podem-se destacar a Procissão da Nossa Senhora da «burrinha», a Procissão do Senhor «Ecce Homo», a Procissão do Enterro do Senhor, a Vigília Pascal e a Procissão da Ressurreição. Em Trás-os-Montes, manda a tradição haver em cada mesa o folar de carne. Este é mais importante que qualquer outra iguaria. É uma bola feita de farinha, fermento, ovos, leite, azeite ou manteiga, carne de porco, entre outras carnes.
A Páscoa no centro e sul de Portugal é também uma época cheia de tradições cuja origem ainda se tenta manter. A região das Beiras não é diferente das outras regiões do país. São feitas as limpezas de véspera e confeccionados os tradicionais bolos da Páscoa. Na região centro as broinhas e os bolos de azeite marcam a diferença. Na Beira Litoral, a chanfana ou o leitão assado são os pratos preferidos por alturas da Páscoa.

No Alentejo o cordeiro é o prato principal. No Alto Alentejo, em Castelo de Vide, o folar assume a forma de um duplo coração de ovos, decorado com motivos feitos da mesma massa. Próximo de Elvas, os folares apresentam formas de animais, representando borregos, lagartos,
pintainhos e pombos.
No Algarve a festa pascal apresenta algumas diferenças etnográficas entre a serra e o litoral. No litoral, fazem-se as procissões da Semana Santa, de entre elas, destaque-se a Procissão das Tochas realizada, no dia de Páscoa, em S, Brás de Alportel. Esta procissão tem na sua essência a comemoração de um dos mais heróicos acontecimentos históricos do Algarve: a expulsão pela confraria dos moços solteiros, das tropas inglesas comandadas pelo duque de Essex, que em Julho de 1596 saquearam a cidade de Faro e o seu termo.
No Algarve é tradição, também, no Domingo de Páscoa comer-se borrego ou carneiro assado. Em matéria de doçaria fazem-se os folares de mel e os bolos finos de amêndoa, delicadamente decorados.
Depois deste roteiro festivo e gastronómico por Portugal aqui ficam os meus votos de Feliz Páscoa.

sexta-feira, abril 06, 2012

Sexta - Feira Santa

Lua absíntica, verde, feiticeira,
Pasmada como um vício monstruoso...
Um cão estranho fuça na esterqueira,
Uivando para o espaço fabuloso.

É esta a negra e santa Sexta-Feira!
Cristo está morto, como um vil leproso,
Chagado e frio, na feroz cegueira
Da morte, o sangue roxo e tenebroso.

A serpente do mal e do pecado
Um sinistro veneno esverdeado
Verte do Morto na mudez serena.

Mas da sagrada Redenção do Cristo,
Em vez do grande Amor, puro, imprevisto,
Brotam fosforescências de gangrena!
Cruz e Sousa (poeta brasileiro)

quinta-feira, abril 05, 2012

Afinal têm corpos...

São muitos os mistérios que existem na ilha de Páscoa. Agora descobriu-se que as estátuas ali existentes afinal têm um corpo. Esta última descoberta deixa-nos ainda mais espantados.
Sempre se conheceram estas estátuas, os "
Moais", como sendo apenas enormes cabeças de pedra. Mas, jamais se poderia imaginar que tinham corpos. Isso mesmo, as cabeças gigantes são estátuas completas. Assim, o corpo e as mãos das estátuas está enterrado.
Um grupo privado de pesquisadores escavou, recentemente, as estátuas da ilha de Páscoa e tem estudado os hieróglifos inscritos nos corpos das mesmas. Aliás, existem hieróglifos por toda a ilha e se fossem decifrados iriam revelar muito sobre a cultura e a civilização que as esculpiu.
Esta ilha vulcânica, localizada ao sul do Oceano Pacífico, foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa, de 1722. Em 1888 tornou-se parte do Chile. A ilha tem 170 km2 de extensão (com altitudes que variam de 200 à 500m) e fica a 3500 km da costa oeste da América do sul.
Muitos segredos e mistérios cercam a Ilha de Páscoa. Agora surgem mais alguns. As dúvidas agora são: porque é que os moais têm os corpos enterrados? As estátuas sempre estiveram enterradas? Há quanto tempo estão desta maneira? Quem e que ferramentas foram usadas na construção destas estátuas? Porque ficaram por terminar cerca de 200 moais?
De qualquer modo uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação, facto que conduziu a conflitos internos e a falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme "raz de marée" pode ter varrido a ilha e a sua civilização. Este desastre natural aniquilou a população e fez com que as estátuas ficassem com boa parte do seu corpo enterrado.
Mas se pensarmos bem, o Mundo está repleto de enigmas para os quais ainda não temos respostas. Este é o enigma do "Te pita, te henua" (umbigo do mundo).

quarta-feira, abril 04, 2012

Um show de miúdo!

Veja como Ethan Bortnick, de seis anos, dá um show de desenvoltura e interpretação no "Tonight Show".
Ao apresentar-se ele toca "The entertainer", de Scott Jopplin,a "Marcha Turca", de Mozart e o "Minuete", de Bach.
A última música que interpreta ao piano, neste programa televisivo, chama-se "A Fuga do Tigre no Zoológico" e foi composta por ele mesmo.

Veja bem bem e oiça melhor!
O miúdo é mesmo sensacional!

terça-feira, abril 03, 2012

Férias radicais

Se apesar da crise é daqueles que tem hipótese de gozar férias no estrangeiro, veja a apresentação que escolhi para hoje. Pode, assim, conhecer novos destinos e novos tipos de hotéis.
Hotéis na selva, hotéis feitos de areia ou de gelo, hotéis subaquáticos ou hotéis cápsula são algumas das sugestões. O exotismo, a aventura, o luxo e o inesperado são algumas das propostas aqui apresentadas. Algumas são até bastante radicais. Ora veja!

segunda-feira, abril 02, 2012

Assim se fazem os filmes

Se quer saber como se fazem os filmes basta ver o vídeo que se segue.
Este é um vídeo a não perder! Assim, quando for ao cinema poderá ter uma ideia mais precisa de como são manipuladas as imagens, de como são construídos cenários e espaços inexistentes.
Esta é uma pequena amostra de como os meios de comunicação e as novas tecnologias de informação conseguem fazer quase tudo, levando os telespectadores a acreditar numa realidade inexistente... Dá que pensar!

domingo, abril 01, 2012

O Concerto

O vídeo que lhe proponho hoje, mostra a cena final do filme "O Concerto" (filme de 2009 e realizado por Radu Mihaileanu). Este filme baseia-se numa história real. Passa -se na URSS (no tempo de Brezhnev), em 1980. Narra a história do maestro Andrei Filipov e de alguns músicos (judeus) da orquestra do Bolshoi, que foram demitidos por motivos políticos. O maestro para sobreviver financeiramente aceita, entretanto, o cargo de empregado de limpeza do teatro. Num determinado dia, ao limpar a sala do diretor desta casa de espectáculos, intercepta um fax do famoso Teatro Châtelet de Paris que convida a orquestra do Bolshoi para ir tocar aquela cidade francesa.
Surge, então, na mente do ex maestro uma idéia : reunir os músicos demitidos e apresentar-se em Paris como se fosse a orquestra do Bolshoi.
Se os planos derem certo, este concerto tem tudo para ser muito especial e um verdadeiro triunfo.