segunda-feira, outubro 08, 2012

Contracanto


Luís Cília, é um compositor e intérprete musical português, nascido em Nova Lisboa, (Angola), em 1943.
Luís Cília foi um cantor de intervenção que no exílio, em França, denunciou a guerra colonial e a falta de liberdade em Portugal. Uma das suas músicas desse período mais conhecidas, "Avante Camarada", tornou-se uma espécie de segundo hino do Partido Comunista Português.
 Em 1962, já em Portugal,  conheceu o poeta Daniel Filipe que o incentivou a musicar poesia. Datam desse ano as suas primeiras experiências nesse campo ("Meu país", " O menino negro não entrou na roda", etc.). Em Abril de 1964 partiu para Paris, onde viveu até 1974. Em França estudou guitarra clássica com António Membrado e composição com Michel Puig. Entre 1964 e 1974 realizou recitais em quase todos os países da Europa.
Depois do seu regresso a Portugal continuou a gravar discos, como compositor e intérprete e a realizar recitais. Como intérprete, gravou dezoito discos, alguns dos quais dedicados a poetas, tais como Eugénio de Andrade ("O peso da sombra") Jorge de Sena ("Sinais de Sena"), ou David Mourão Ferreira ("Penumbra").
Nos últimos anos tem-se dedicado apenas à composição, nomeadamente para Teatro, Bailado e Cinema.

Na tv francesa num programa de divulgação discográfica, Luís Cília apresenta a sua canção "Contracanto" com poema de José Saramago, em meados de Abril de 1968. Ora veja!

Sem comentários: