sexta-feira, julho 06, 2012

O Sapal de Corroios

Sapal é a designação dada a ecossistemas aluvionares periodicamente alagados por água salgada e ocupados por vegetação halofítica ou, nalguns casos, por mantos de sal.
Estas formações têm uma grande importância ecológica e possuem uma enorme diversidade faunística e florística, principalmente como habitat de aves aquáticas, migratórias ou não. Existem dois tipos de sapal, um fluvial e outro marinho. Este último é  formado por uma diversidade de canais, de grande hidrodinamismo de marés, que alternam com pequenas elevações de substrato.
O Sapal de Corroios é a zona húmida mais bem conservada de todo o estuário do rio Tejo, a sul de Alcochete. O seu coberto vegetal tem sido objecto de estudos científicos botânicos que salientaram as características peculiares desta formação vegetal - grande produtividade biológica e capacidade de despoluição das águas.O Sapal é, ainda, um amortecedor de temporais, absorvendo a grande energia das ondas de tempestade.
A área do Sapal de Corroios é uma zona que desempenha um papel vital para as populações de peixes, bivalves, crustáceos e aves limícolas, residentes e migratórias do estuário do rio Tejo.  O Sapal de Corroios e toda a área natural da Ponta dos Corvos, "coração" da Reserva Ecológica do concelho do Seixal, tem sido alvo de constantes ataques destrutivos. Daí a necessidade de sensibilização dos jovens e da população em geral para a conservação e preservação da natureza.
Aqui fica o alerta e o contributo deste blogue para a defesa e preservação de mais esta deslumbrante área natural. Ora veja!

Sem comentários: