sábado, maio 05, 2012

Sampa

Fique com a voz e as palavras de Caetano Veloso na canção "Sampa". Sampa é mais um dos hinos à cidade de São Paulo, no Brasil. Caetano relata a triste realidade dos imigrantes nordestinos, na maioria baianos (de S. Salvador na Baía) que chegam à cidade de São Paulo.
Ora veja!

"Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga
E a avenida São João...

É que quando eu cheguei por aqui
Eu nada entendi
Da dura poesia
Concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta
De tuas meninas...

Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga
E a avenida São João...

Quando eu te encarei
Frente a frente
Não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi,
De mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio
O que não é espelho
E à mente apavora
O que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes
Quando não somos mutantes...

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho
Feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te
De realidade
Porque és o avesso
Do avesso, do avesso, do avesso...

Do povo oprimido nas filas,
Nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue
E destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe,
Apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas
De campos, espaços
Tuas oficinas de florestas,
Teus deuses da chuva...

Pan-Américas
De Áfricas utópicas,
Túmulo do samba
Mais possível novo
Quilombo de Zumbi
E os novos baianos
Passeiam na tua garoa
E novos baianos
Te podem curtir numa boa"...
Caetano Veloso

Sem comentários: