quinta-feira, maio 17, 2012

Deus segundo Espinoza

DEUS SEGUNDO ESPINOZA:
"Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor."
"Respeita o teu próximo e não lhe faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida, que o teu estado de alerta seja o teu guia."
"Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. A minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti. "
"Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro... aí é que estou, tocando em ti."
Quer acredite ou não, as palavras acima, foram escritas em pleno século XVII, e são de Espinoza.
Baruch (Bento ou Benedito)  Espinoza nasceu em 1632 em Amesterdão e faleceu em Haia, em 21 de fevereiro de 1677. Foi um dos grandes racionalistas do século XVII, dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com Descartes e Leibniz.
Era de família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.

Sem comentários: