sábado, maio 12, 2012

"Ai Se Eu Te Pego, (N'DANDA KUKUATA)" ... em Umbundo

"Ai Se Eu Te Pego" é uma canção composta e produzida por Sharon Acioly e Antônio Dyggs, Sharon Acioly é também autora de outro grande sucesso, o funk "Dança do Quadrado".
A primeira versão desta música apareceu no final de 2008, em Porto Seguro, no litoral sul da Baía (Brasil). Na altura, a letra desta música era ligeiramente diferente. A canção foi interpretada, posteriormente, pela banda "Cangaia de Jegue" (2010). No entanto, a versão mais conhecida de "Ai Se Eu Te Pego", é a cantada pelo cantor sertanejo, Michel Teló, e foi lançada em julho de 2011, servindo como o primeiro single do álbum "Michel na Balada".
Mais tarde, o referido single foi lançado mundialmente, tendo esta canção atingido uma enorme popularidade. Apesar de ser uma canção de "pop sertanejo", tem uma letra com que a juventude da actualidade, se identifica, em todas as partes do mundo. Se a quiser ouvir na voz de Michel Teló basta clicar aqui.
"Ai Se Eu Te Pego" chegou à primeira posição, nos Tops, do Brasil, da Espanha, da Holanda e da Itália, e alcançou as dez primeiras posições na Suiça, deixando para trás grandes nomes da música mundial. Também detém o "record" de ser a canção brasileira com maior número de visualizações no Youtube, com mais de 100 milhões acessos.
Como não poderia deixar de ser, "Ai Se Eu Te Pego", também fez um enorme sucesso em Angola. Daí que, Xico Barata, cantor angolano, fizesse uma versão de "Ai Se Eu Te Pego - N'DANDA KUKUATA", em Umbundo (uma das línguas nacionais de Angola). Sugiro-lhe, pois, que veja o vídeo com esta versão, que foi gravado na Praia da Rocha (Portugal).
 Em seguida, veja porque é que Xico Barata (o rei do Kizomba) decidiu gravar em Umbundo, "Ai Se Eu Te Pego" - N'DANDA KUKUATA.

Sem comentários: