quinta-feira, abril 05, 2012

Afinal têm corpos...

São muitos os mistérios que existem na ilha de Páscoa. Agora descobriu-se que as estátuas ali existentes afinal têm um corpo. Esta última descoberta deixa-nos ainda mais espantados.
Sempre se conheceram estas estátuas, os "
Moais", como sendo apenas enormes cabeças de pedra. Mas, jamais se poderia imaginar que tinham corpos. Isso mesmo, as cabeças gigantes são estátuas completas. Assim, o corpo e as mãos das estátuas está enterrado.
Um grupo privado de pesquisadores escavou, recentemente, as estátuas da ilha de Páscoa e tem estudado os hieróglifos inscritos nos corpos das mesmas. Aliás, existem hieróglifos por toda a ilha e se fossem decifrados iriam revelar muito sobre a cultura e a civilização que as esculpiu.
Esta ilha vulcânica, localizada ao sul do Oceano Pacífico, foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa, de 1722. Em 1888 tornou-se parte do Chile. A ilha tem 170 km2 de extensão (com altitudes que variam de 200 à 500m) e fica a 3500 km da costa oeste da América do sul.
Muitos segredos e mistérios cercam a Ilha de Páscoa. Agora surgem mais alguns. As dúvidas agora são: porque é que os moais têm os corpos enterrados? As estátuas sempre estiveram enterradas? Há quanto tempo estão desta maneira? Quem e que ferramentas foram usadas na construção destas estátuas? Porque ficaram por terminar cerca de 200 moais?
De qualquer modo uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação, facto que conduziu a conflitos internos e a falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme "raz de marée" pode ter varrido a ilha e a sua civilização. Este desastre natural aniquilou a população e fez com que as estátuas ficassem com boa parte do seu corpo enterrado.
Mas se pensarmos bem, o Mundo está repleto de enigmas para os quais ainda não temos respostas. Este é o enigma do "Te pita, te henua" (umbigo do mundo).

Sem comentários: