sexta-feira, março 16, 2012

Trindade e Tobago

Trinidad e Tobago ou Trindade e Tobago é um país da América Central, que se localiza nas Caraíbas, ao largo da costa da Venezuela. É constituído pelas ilhas de Trindade e de Tobago e faz fronteira marítima com a Venezuela, a sul e a oeste, e com Granada, a noroeste. A capital é Porto Espanha.
Trindade e Tobago
são duas ilhas (descobertas em 1498 por Cristóvão Colombo) de clima tropical e terreno montanhoso. A principal cidade da ilha de Trindade é a capital do país Porto Espanha enquanto a cidade principal da ilha de Tobago é Scarborough. O país localiza-se entre o mar das Caraíbas e o oceano Atlântico. Com mais de 1 milhão de habitantes, Trindade e Tobago (independente desde 1962) é o país com a segunda maior população de língua inglesa na região, depois da Jamaica. Atualmente, o território atrai grandes investimentos estrangeiros e apresenta uma economia florescente, almejando tornar-se um "Tigre das Caraíbas", a exemplo dos chamados Tigres Asiáticos.
A população de Trindade e Tobago é constituída, principalmente, de etnias africanas e asiáticas (indianos e chineses). Por isso, além do inglês, língua oficial, fala-se o hindi e o patois - dialeto que mistura o francês com outros idiomas.
Alguns madeirenses protestantes, após a sua expulsão de Portugal por motivos religiosos, radicaram-se também nestas paragens. Daí que,
Alfred Hubert Mendes (avô do realizador Sam Mendes), descendente de portugueses presbiterianos expulsos da Ilha da Madeira no seguimento das perseguições a Robert Kalley, foi uma figura pioneira da literatura das Caraíbas. Fique, agora, com o vídeo que se segue e conheça um pouco melhor este país.

Sem comentários: