domingo, março 11, 2012

Gato Persa Social Club

"Gato Persa Social Club" é o segundo livro da jovem escritora portuguesa Teresa Lopes Vieira.
Teresa Lopes Vieira nasceu em Lisboa (1984) e é formada em Direito. Esta autora, cedo descobriu na escrita e nas viagens as suas verdadeiras paixões. Foi precisamente uma experiência em Amesterdão e o contacto com as comunidades imigrantes na Holanda que inspiraram este romance, escrito depois de uma longa viagem pelo Egito.
Publicou em 2010 "
Os Diários da Mulher Peter Pan", romance passado na América do Sul (Equador, Colômbia e Venezuela).
Neste seu segundo romance Teresa conduz-nos a cenários de grande mudança, numa alucinante aventura entre Amesterdão e o Cairo. Em síntese, esta obra fala-nos da vida de Francisco, um jovem emigrante português desesperado por dinheiro, que é violentamente abalada quando este se envolve num casamento por conveniência, no submundo da imigração ilegal em Amesterdão.
Mariam, uma egípcia pouco convencional que abandona o mundo islâmico em nome do sonho europeu, desaparece misteriosamente, deixando o caos instalado com a sua partida. É então que Francisco e a namorada, Eva, se lançam numa procura frenética entre Amesterdão e Cairo, em busca da única pessoa que lhes poderá devolver a vida que tinham.
Esta é a história de três personagens que vagueiam entre a demanda espiritual e a necessidade material, a busca de identidade cultural e a perda das origens, numa existência sem fronteiras em que tudo vale para atingir os próprios objetivos.
De acordo com Teresa Lopes Vieira: «Deambulando pelo Cairo, é fácil perdermo-nos pelas ruelas empoeiradas, ao mesmo tempo que esquecemos quem somos. Penetra-se num turbilhão de informação, de coordenadas e regras aleatórias, que regem uma sociedade mergulhada no caos. Pó, essa camada cinzenta e castanha vinda de nenhures, cobria os carros, as ruas, os passeios e espalhava-se magicamente no ar como se fizesse parte dele mesmo


Sem comentários: