domingo, março 04, 2012

Etosha

Etosha é um Parque Nacional localizado na região do Cunene, no noroeste da Namíbia. Foi criado em 1907, quando a Namíbia era uma colónia alemã. A área original do parque era de 100,000 km², fazendo deste a maior reserva natural do mundo. Com as mudanças políticas o parque tem agora menos de um quarto do tamanho original. Apesar disso tem uma área significativa onde se preserva a vida selvagem.
A palavra "Etosha" significa "Grande Lugar Branco".
O Parque Nacional de Etosha é dominado por uma bacia endorreica, formada há cerca de 1000 millhões de anos e que cobre cerca de 25% da sua área total. A bacia era originalmente um lago alimentado pelo rio Cunene. Contudo o curso do rio mudou com o passar dos milénios e o lago secou. No entanto, ainda enche de água rapidamente no verão, após as grandes chuvas (torrenciais), altura em que atrai bastantes aves, entre as quais pelicanos e flamingos.
O Parque de Etosha conta com vários ecossistemas, desde a floresta luxuriante do norte à savana mais a sul. Os rios mais importantes do parque são o Ekuma e o Oshigambo.
Se quiser ficar a conhecer melhor este deslumbrante pedaço do mundo basta clicar aqui.

Sem comentários: