terça-feira, fevereiro 07, 2012

Tempos Difíceis

Assinalando aqui, o Bicentenário de Charles Dickens sugiro a (re) leitura de "Tempos Difíceis".
"Tempos Difíceis" escrito no ano de 1854, marca um período importante na obra do autor.
Este livro apresenta um aspecto novo na sociedade provinciana de seu tempo, a luta entre o moderno e o antigo, através da burguesia e de pensamentos novos, como o Positivismo, por exemplo. Dickens mostra uma feia cidade chamada Lancashire Coketown - cidade do carvão (coque) - com a sua fábrica de tecidos e algodão. Uma cidade marcada pela Revolução Industrial evidenciada no aspecto cinzento dos tijolos e nas altas chaminés que lançavam para o ar gases poluentes.
As condições de trabalho eram terríveis. Os operários eram obrigados a trabalhar duramente e as crianças tinham que trabalhar com o intuito de "as tirar das ruas e das seduções que a vida mundana proporcionava".
Dickens também critica, nesta obra, o atraso da educação que permitia a submissão total dos trabalhadores.
"Tempos Difíceis" é uma obra imortal. É um libelo contra ideias e preconceitos arreigados na sociedade. Os problemas básicos de sobrevivência presentes neste romance vão além de qualquer período. Dickens, com a sua mão de mestre, construiu um enredo e desenhou um conjunto de personagens excepcionais, que o transformaram num dos maiores escritores de todos os tempos.
Se quiser saber mais alguma coisa acerca das comemorações, em Portugal, do Bicentenário deste escritor clique aqui e aqui.



Sem comentários: