quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Route 66

"(Get Your Kicks On) Route 66" é uma canção (estilo Rhythm and blues) popular dos E.U.A. Foi composta em 1946 pelo músico Bobby Troup, inspirado numa viagem que fez na célebre estrada, U.S. Route 66. Esta canção foi gravada pela primeira vez no mesmo ano por Nat King Cole e desde então tem sido regravada por inúmeros músicos e bandas, inclusive Chuck Berry (1961) e The Rolling Stones (1964).
Ouça a "Route 66", aqui, nas vozes da filha (Natalie Cole) e de Diana Krall.
A "Route 66" era uma auto-estrada norte-americana que fazia parte do U.S. Highway System. Foi criada em 1926 e tinha o seu início em Chicago (Illinois). Passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mónica na Califórnia, totalizando cerca de 3 800Km.
A Route 66 foi durante muito tempo uma das principais estradas dos EUA, atravessando todo o continente americano de Leste a Oeste. Desde a sua construção até à sua desactivação foi percorrida por milhares de veículos e contribuiu decisivamente para a afirmação dos E.U.A.
O seu traçado e o seu perfil muito plano tornou-a desde cedo uma via de comunicação importante, muito procurada por camiões e outros transportes rodoviários. Durante a Depressão foi percorrida por muitas famílias de agricultores que procuravam as terras da Califórnia em consequência do fenómeno climático conhecido por Dust Bowl. Ao longo do seu trajecto a economia prosperava ainda que timidamente em pequenos negócios familiares (restaurantes, estações de serviço, etc.).
Hoje é considerada uma estrada histórica, sendo reconhecida pelo governo norte-americano pela sua importância cultural, histórica e turística.
Uma das atracções deste itinerário rodoviário é o Cadillac Ranch (Fazenda do Cadillac). Para além disso, esta estrada foi o berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo (em San Bernardino). Tem sido também o cenário de vários filmes como por exemplo, "Easy Rider", "Bagdad Café" e, mais recentemente, o filme da Disney, "Cars", de 2006.
A "Route 66" é um ícone da América, tanto para americanos como para estran-
geiros. Representa uma variedade de ideias que vão desde a liberdade, ao velho oeste, e à solidão do interior americano.
John Steinbeck, no seu livro, "As Vinhas da Ira" (1940), falou da Route 66 e dos migrantes que a percorreram em busca de uma vida melhor na Califórnia. Steinbeck falava da estrada como se fosse uma força hostil, sugando dinheiro, energia e o entusiasmo dos Okies.
As representações posteriores da estrada são um pouco mais modernas. Provavelmente a mais famosa é a do músico Bobby Troup, com a sua canção de tributo "Route 66".
Jack Kerouac, mencionou-a de passagem no seu livro "On the Road", fazendo com que adquirisse uma aura beatnik.
Nos anos 80, a velha auto-estrada foi fechada, deixando de fazer parte do US Highway System. Apesar de desactivada, a aura da Route 66 permanece viva e milhares de pessoas continuam a percorrer o que dela resta, desde Chicago a Los Angeles. Muitas cidades e vilas , como Strafford (Missouri), organizam todos os anos, festivais para manter a história desta estrada viva .

Sem comentários: