terça-feira, fevereiro 14, 2012

O Lenço dos Namorados

O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de um lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres em idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ser bordados versos, para além de vários tipos de desenhos, alguns padronizados, com simbologias próprias.
O lenço era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço,
publicamente, era sinal que tinha decidido não dar início à ligação amorosa.

É provável que a origem dos "Lenços do Amor", "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVII que, posteriormente, foram
adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.

Existe, actualmente, uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.

Se quiser ver um tipo de proposta diferente, de um lenço de namorados, adequado à época de crise em que vivemos, basta clicar aqui.

Sem comentários: