domingo, fevereiro 12, 2012

O Douro do vinho e das paisagens

A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.
Esta região é banhada pelo Rio Douro e produz vinho há mais de 2000 anos. De destacar o mundialmente célebre vinho do Porto.
Em 1756, o Marquês de Pombal, criou por Lei, a Região Demarcada do Douro, que se estendia ao longo do vale do rio Douro e seus afluentes, de Barqueiros até Barca D' Alva. Tornando-se, assim, a mais antiga (e a 1ª) região demarcada do mundo.
A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.
Esta tradição vitivinícola é fruto dos prodígios da natureza, mas também do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. A vinha que gera as castas do célebre Vinho do Porto é a causa e a razão maior de todo este árduo trabalho.
Séculos de labuta, fadiga e suor humano, desventraram a terra, removeram o xisto, moldaram os muros e patamares de socalcos para plantar as videiras, erguendo esta obra colossal, que o Marquês de Pombal recompensaria, no século XVIII, com o título de Região Demarcada.
Veja, agora, belíssimas fotografias (tiradas a partir da Quinta do Crasto) do Douro no Outono de 2011, através da apresentação que seleccionei para hoje.

Sem comentários: