quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Aurea: A menina da voz de ouro

Aurea (1987) é uma cantora portuguesa, que canta, pop, blues e soul music.
O seu sonho desde muito cedo era ser atriz, entrando assim para o curso de Teatro da Universidade de Évora (que não acabou). Foi Rui Ribeiro, um colega de curso da mesma escola, que a fez aperceber-se da poderosa voz que tinha. Aurea ofereceu bastante resistência até se decidir dedicar ao mundo da música e das canções. Segundo diz, "nunca pensei fazer da minha voz, profissão".
Depois de muita insistência gravou a primeira maqueta num estúdio improvisado (depois de descobrir o estilo de música que mais se adequava ao seu timbre de voz), com o single "Busy (for me)".
De acordo com a própria Aurea, "este tema fez-me apaixonar pela música soul". Rui Ribeiro foi autor de sete dos dez temas do disco de estreia, que revela, claramente, influências da pop e do soul.
Aurea foi considerada a revelação do ano e, já gravou o seu 2º álbum, "Aurea ao vivo no coliseu dos recreios".
A cantora é muito fiel ao seu visual e quando está em palco interpreta uma personagem em cada música, sendo também conhecida por cantar descalça.
O álbum de estreia homónimo foi lançado em Setembro de 2010. Em setembro de 2011, foi nomeada para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act", tendo ganho o mesmo, a 18 de outubro de 2011.
De entre as suas influências musicais, estão nomes como Aretha Franklin, Joss Stone, John Mayer, Amy Winehouse, James Morrison e ainda Zero 7.
Aurea participou num disco baseado no espetáculo "Viva Elvis", do Cirque du Soleil, em Las Vegas e que assinala o 75º aniversário do cantor (que morreu em 1977). Quando Elvis morreu, Aurea ainda não tinha nascido. A cantora cresceu a ouvir o rei Elvis que o pai lhe mostrava, sem sequer pensar que um dia ia gravar com o próprio. Foi feita uma nova versão de "Love Me Tender", na qual foi adicionada a voz do rei que culminou num dueto virtual, que saiu no disco Viva Elvis, The Album, em Novembro de 2010. Acerca deste assunto, Aurea disse numa entrevista: "Esta versão é a minha cara. A primeira vez que ouvi "Love Me Tender" era ainda muito pequenina, e acho que me deve ter sido mostrada pelo meu pai (...) Têm-me dito que eu faço inteira justiça à canção."
Ouça, agora, esta menina de voz de ouro no tema que a lançou: Busy (for me).

Sem comentários: