domingo, fevereiro 19, 2012

As 10 + do Carnaval

O Brasil é considerado o país do Carnaval. No entanto, existem outros lugares no mundo onde a celebração desta quadra festiva é famosa e muito atractiva para os turistas .
Destacando-se em 1º lugar neste Top 10, temos o Carnaval da cidade do
Rio de Janeiro. Na capital carioca, os foliões brincam ao Carnaval entoando marchinhas atrás dos famosos blocos de rua, ao mesmo tempo que atiram confetis e serpentinas. Outro ponto alto do Carnaval do Rio, que atrai turistas dos quatro cantos do mundo, é assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí (o chamado sambódromo).
Em segundo lugar temos Veneza. A comemoração do Carnaval nesta cidade, é uma tradição histórica que remonta ao século XII e que teve seu auge no século XVIII. Veneza ganha nesta altura do ano, o aspecto de se estar a viver (ao ar livre) um verdadeiro baile de máscaras.
Na capital mundial do jazz acontece o Carnaval mais famoso dos Estados Unidos: o Mardi Gras, ou Terça-feira Gorda. Nos festejos de Nova Orleães há os desfiles de blocos, os carros alegóricos e os fantasiados.
Em Salvador (na Bahia) o auge da folia atinge-se ao ritmo do
axé e de muita batucada. Os foliões divertem-se acompanhando os famosos trios eléctricos.
Em Colónia, as festas começam em novembro – mais especificamente às 11h 11 m do dia 11 de novembro (11º mês do ano) – e estendem-se até à Quarta-feira de Cinzas. Celebrado em pleno inverno, marca o que os alemães chamam a “quinta estação do ano”.
Em Nice, os pontos altos do Carnaval são: o desfile de bonecos gigantescos de "papier maché", as festas de rua e a célebre "Batalha das Flores". Esta tradição data de 1876, quando foliões desfilavam em carruagens decoradas e trocavam entre si ramos de flores.
O carnaval de Quebec, dura três semanas e é considerado o maior carnaval de inverno do mundo. A festa consiste em concertos musicais, em esculturas de neve, em paradas noturnas e em actividades desportivas, tais como a competição de canoas e a pesca no gelo. Apesar de um frio que chega a atingir os 10 graus negativos – e que possibilita até
mesmo a existência de um Palácio de Gelo –, a comemoração costuma atrair milhares de pessoas de todo o mundo.
Em oitavo lugar temos
Barranquilla, cidade que se situa a 700 km de Bogotá, na Colômbia. Nesta época é possível apreciar uma série de eventos típicos e espectáculos. Nos desfiles, por exemplo, são apresentadas danças e ritmos folclóricos como cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé. Este Carnaval foi declarado pela Unesco como "Obra Mestra do Património Oral e Intangível da Humanidade", e tem o seu ponto alto, com a "Batalha das Flores".
Conhecido como "Fasnacht", o carnaval suíço alcança uma de suas maiores expressões na cidade de Basileia. Na segunda-feira de Carnaval, por volta das 4h da madrugada, acontece o chamado "Morgestraich". A essa hora apagam-se todas as luzes e vários grupos de fantasiados desfilam com lanternas, pelo centro da cidade, enquanto tocam músicas carnavalescas em flautas e tambores.
Por último, temos o Carnaval da cidade pernambucana de Olinda, no Brasil. Os foliões de sombrinha na mão, dançam o frevo nas ruas. Os cinco dias de festa começam com o típico desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos e continuam com os diversos blocos de rua - como o "Sala de Justiça" e o "Bacalhau do Batata".

Sem comentários: