terça-feira, janeiro 24, 2012

Dança ma mi Crioula

Tito Paris é um músico, compositor e cantor caboverdiano (1963, Mindelo, Ilha de São Vicente). Está radicado em Lisboa e é um dos responsáveis pela divulgação da música das ilhas da Morabeza pelo mundo, além de ser uma figura de relevo da comunidade africana na capital de Portugal.
Começou cedo a tocar, em Cabo Verde, com os irmãos e com o primo Bau. Aí recebeu a influência de músicos como o clarinetista Luís Morais e do pianista Chico Serra.
Aos dezanove anos de idade, veio viver para Lisboa, a pedido de Bana, outro nome sonante da música de Cabo Verde, que queria tê-lo a tocar no seu agrupamento musical Voz de Cabo Verde. Tocou neste grupo durante quatro anos, após os quais começou a seguir uma carreira individual, tornando-se um dos músicos caboverdianos mais conhecidos de Lisboa, com solicitações constantes de conterrâneos seus e também de músicos portugueses, como Rui Veloso.
Lançou e produziu o seu primeiro álbum em 1987. Mais tarde, formou um grupo próprio, com o qual gravou o álbum "Dança Ma Mi criola". Em 1996, lançou o álbum "Graça de Tchega". Posteriormente lançou dois trabalhos ao vivo e, em 2002, um novo trabalho de estúdio denominado "Guilhermina". Os seus trabalhos encontram-se pelo mundo fora, desde Nova Iorque até Paris, divulgando a música de Cabo Verde e o seu talento como instrumentista e como cantor.
Ouça, agora, Tito Paris em "Dança ma mi Crioula".

Sem comentários: