domingo, janeiro 22, 2012

A Dália Azul

Raymond Chandler (1888 -1959) foi um escritor e um dos autores de contos e romances policiais mais lidos de sempre. Teve uma influência decisiva sobre a literatura policial contemporânea, especialmente devido ao seu estilo de escrita e à sua atitude, aspectos que ainda hoje caracterizam o género. Foi um prosador inigualável, que privilegiou um certo tipo de reflexão sobre os comportamentos humanos a que o detective privado Philip Marlowe, a sua criação por excelência, viria a dar voz.
Chandler começou a sua carreira de escritor nos anos 30, como autor de "short stories". "The Big Sleep" (1939) foi o seu primeiro romance, onde aparece pela primeira vez Philip Marlowe, que figura na totalidade dos seus seis romances. Todos eles foram adaptados ao cinema e Humphrey Bogart foi o actor que, em 1946, deu rosto a esta singular personagem da ficção.
A DÁLIA AZUL
Uma bela mulher é encontrada morta em circunstâncias misteriosas. O marido, que tinha acabado de chegar da guerra no Pacífico, descobre que a mulher o traía. Torna-se, então, o principal suspeito do assassinato. Mas quem é realmente o assassino?
Raymond Chandler escreveu, originalmente, A Dália Azul como roteiro para o cinema. A Dália Azul transformou-se num clássico romance policial que mantém o suspense até ao último momento.

Sem comentários: