sábado, dezembro 24, 2011

White Christmas

"White Christmas" foi uma música escrita, em 1940, por Irving Berlin, para o filme (de 1942) "Holiday Inn" com Bing Crosby e Fred Astaire.
Berlin, que era judeu considerou que escrever esta canção seria um enorme desafio. Assim, inspirou-se nas suas experiências juvenis de Natal, quer em Nova York quer em Los Angeles , quando os vizinhos celebravam esta quadra festiva. Considerou, contudo, que a sua canção expressava de modo deficiente o espírito de Natal. Foi Bing Crosby que, ao ouvir pela primeira vez "White Christmas, " disse a Berlin que tinha ali uma canção vencedora.
O sucesso da canção, " White Christmas", na voz de Bing Crosby (1941,1942 e 1947), levou à realização de um filme em 1954, com o mesmo nome, com Danny Kaye.
Convém referir que o single de White Christmas, na voz de Bing, vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo e foi considerado como o single que mais se vendeu por mais de 50 anos (até 1998).
A versão de "White Christmas" que proponho que ouça agora, é a do jovem cantor canadiano Michael Bublé, com votos de um Natal cheio de calor e alegria.

Bate o Sino Pequenino





Bate o Sino Pequenino (Jingle Bells) aqui em ritmo tropical e com votos de um santo e feliz Natal.
Esta música foi gravada com músicos dos 4 cantos do Brasil, e integra o DVD exclusivo da Luigi Bertolli, 4 Cantos.

sexta-feira, dezembro 23, 2011

BLUE CHRISTMAS


"Blue Christmas" é uma canção de Natal escrita por Billy Hayes e Jay W. Johnson e que foi popularizada por vários cantores americanos (Doye O'Dell, Hugo Winterhalter e ainda pelo cantor de música "country" Ernest Tubb, etc.) .
Elvis Presley transformou "Blue Christmas" num clássico do rock-and-roll, em 1957. Esta versão original de 1957 só foi disponibilizada comercialmente em 1964 através de um single.
Sugiro-lhe que oiça, agora, Elvis Presley interpretando Blue Cristmas (em 1965).

E ouça agora, Blue Christmas, num improvável dueto de Elvis Presley e Martina McBride.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Have Yourself a Merry Little Christmas


"Have Yourself a Merry Little Christmas" é uma canção (escrita por Hugh Martin e Ralph Blane) que foi cantada por Judy Garland, em 1944, no musical "Meet Me in St. Louis".
Mais tarde, Frank Sinatra gravou uma versão que se tornou mais conhecida do que a canção original.
Hoje proponho-lhe que ouça "Have Yourself a Merry Little Christmas" na voz de Katie Melua.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Duas Luas

Mísia é uma fadista portuguesa, nascida no Porto em 1955. Apesar de cantar sobretudo fado o seu repertório é vasto, cantando em francês, castelhano, catalão, inglês e até mesmo japonês.
Mísia tem cantado também, os mais importantes nomes da literatura portuguesa: Lídia Jorge, Mário Cláudio, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, Agustina e Saramago.
Os discos têm-se sucedido: "Mísia" (1991), "Fado" (1993), "Tanto menos, tanto mais", a meio da década de noventa,e ainda "Garras dos Sentidos" (1998). Maria João Pires acompanha-a no disco, "Paixões Diagonais". A partir de 2000 grava "Ritual" (em 2001) e "Canto" em 2003.
Mistura o tango,o bolero e o fado num "Drama Box" (gravado em 2005) que também é cheio de cumplicidades artísticas: Fanny Ardant, Miranda Richardson, Ute Lemper, Carmen Maura, Maria de Medeiros e Sophia Calle. Em 2009 edita "Ruas".
Ouça, agora a Mísia em "Duas Luas", que é um fado com letra de João Monge e José Magala e reza assim:
Eu vivo com duas luas
Delas me fiz companhia
Andam cruzadas as duas
E nenhuma me alumia
Atrás da minha janela
Nos lençóis onde me deito
Há uma lua que vela
Escondida no meu peito
A outra dizem que é tua
Nasceu no teu coração
É por isso que esta lua
Só brilha na tua mão
Até quando te insinuas
Quando me chamas baixinho
Eu vivo com duas luas
Cruzadas no meu caminho.

terça-feira, dezembro 20, 2011

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Cecília Meireles

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Um passeio por Lisboa...

Um passeio por Lisboa... é a proposta que lhe faço hoje.
Trata-se de um filme publicitário (produzido pela Audi TV), que nos permite ir percorrendo, em poucos minutos, alguns dos locais mais emblemáticos desta maravilhosa cidade, ao volante de um Audi Q5.
Locais como a cervejaria Trindade, o restaurante O Tavares, o Elevador do Lavra, o Elevador de Santa Justa e o rio Tejo surgem neste vídeo, que divulga não só a cidade de Lisboa mas também Portugal, de uma forma simples e eficaz.
Se quiser ver o filme com uma melhor qualidade de imagem, basta clicar aqui, na Audi TV.

domingo, dezembro 18, 2011

Adeus Cesária...

A diva da música de Cabo Verde deixou-nos ontem. Cesária Évora tinha regressado a S. Vicente, sua ilha natal, a 22 de Outubro após ter posto fim à carreira musical (em Setembro) devido a problemas de saúde.
Cesária Évora, nasceu há 70 anos na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de S. Vicente, no seio de uma família de músicos.
Cesária Évora (1941 - 17 de Dezembro de 2011), era também conhecida como «a diva dos pés descalços». Transformou-se na cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser muito bem sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora ficou ligada à morna, tendo por vezes o apelido "rainha da morna".
Aos 16 anos, Cesária começou a cantar em bares e hotéis. Após a independência de Cabo Verde, afastou-se dos palcos e teve de lutar contra o alccolismo.
Encorajada por Bana (cantor e empresário cabo-verdiano radicado em Portugal), Cesária Évora voltou a cantar, actuando em Portugal. Mais tarde, José da Silva persuadiu-a a ir para Paris e lá acabou por gravar um novo álbum em 1988 "La diva aux pied nus". Este álbum foi aclamado pela crítica, levando-a a iniciar a gravação do álbum "Miss Perfumado" em 1992. Cesária tornou-se, assim, numa estrela internacional aos 47 anos de idade.
Em 2004 conquistou um Grammy pelo melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra.
Adeus Cesária... vamos ter "Sodade".