sábado, novembro 26, 2011

Senhora do Almortão

Paulo Bragança é um cantor e fadista português, que atingiu o pico da sua popularidade na década de 1990.
Nasceu em Angola, tendo vindo para Portugal com doze anos. Desde muito novo esteve exposto ao fado pelo facto do seu pai tocar guitarra portuguesa como fadista amador. Quando veio de Bragança, para estudar Direito em Lisboa, começou a cantar no Bairro Alto. Esta experiência inspirou-o a seguir uma carreira musical, gravando o seu primeiro trabalho em 1991.
Nos seus primeiros tempos de fadista, Paulo Bragança chocava os mais tradicionalistas do mundo do fado, por exemplo, pela forma de vestir ou por cantar totalmente descalço.
Ouça Paulo Bragança, no tema Senhora do Almortão, num vídeo que é um excerto do concerto de apresentação do 1º disco de Paulo Bragança (com Mário Pacheco e João Nuno Represas)- Notas Sobre a Alma - no Museu da Água, em Lisboa.

sexta-feira, novembro 25, 2011

Lírio Quebrado

Aldina Duarte que começou nas lides fadistas no Clube do Fado, à Sé, em Lisboa, é hoje fadista residente no Sr.Vinho, à Lapa.
O repertório que deixou gravado em "Apenas o Amor", o seu álbum de estreia, foi repescado de entre alguns dos espécimes mais dignos do fado tradicional ("Fado Menor", "Fado Bailado", "Fado Carriche", "Fado das Horas", "Fado Tango", "Fado Laranjeira").
No seu segundo álbum, "Crua", inclui 12 fados tradicionais, com letras de João Monge.
Em 2008 lançou o disco "Mulheres Ao Espelho". A antologia "DIGA 33 - OS POETAS DAS QUINTAS DE LEITURA", inclui o poema "Princesa Prometida" da sua autoria.
O fado de Aldina Duarte apela a todos os sentidos. Ouve-se, cheira-se, saboreia-se; vê-se e até se toca tal a solidez do seu substracto, da sua profundidade. Aldina Duarte é firme nas palavras, límpida na voz, transparente no coração como pode comprovar, aqui, em Lírio Quebrado.

quinta-feira, novembro 24, 2011

Um Livro Para Angola...

Educar é Incluir, Livros para a Lunda Sul (Angola)” é uma campanha que decorre entre 10 de Novembro e 23 de Dezembro. Conta com participação da Fundação Portuguesa das Comunicações na campanha de recolha de livros promovida pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e à qual os CTT se associam, transportando gratuitamente os livros em “Embalagens Solidárias”.
Por decisão da UTAD, os livros a recolher devem obedecer à seguinte tipologia: “livros infantis e juvenis, livros técnicos, atlas, dicionários, enciclopédias, gramáticas de português, banda desenhada, e literatura de autores de língua portuguesa”.
Os objetivos desta iniciativa são: “proporcionar à população da província de Lunda Sul (que se situa a cerca de 1000 quilómetros para leste da capital Luanda) o acesso a um bem cultural tão importante como é o livro, e divulgar o uso da língua portuguesa, um veículo de união entre os países da lusofonia”.
Entre 10 de Novembro e 23 de Dezembro (das 09:00 às 18:00 horas), poderá depositar o seu contributo em caixotes próprios, disponíveis na Fundação Portuguesa das Comunicações ou fazer a sua entrega em qualquer estação de CTT.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Berlusconi versus Verdi

No dia 12 de março deste ano, a Itália comemorou os 150 anos da sua criação. Neste dia, a Ópera de Roma, apresentou a obra Nabuco de Verdi, que é o símbolo da unificação do país e que invoca a escravidão dos Judeus na Babilónia. É uma obra não só musical mas também política, porque naquela época a Itália estava sujeita à ocupação pelo império dos Habsburgos (1840).
Sylvio Berlusconi assistia, pessoalmente, à apresentação, que era dirigida pelo maestro Ricardo Mutti. Antes do início do espectáculo o presidente da câmara de Roma, Gianni Alemanno - ex-ministro do governo Berlusconi, discursou, protestando contra os cortes nas verbas destinadas à cultura, o que contribuiu para politizar o evento.
Logo no início da ópera, houve uma incomum ovação. Mas, o clima transformou-se numa verdadeira «noite de revolução », quando a atmosfera de tensão se intensificou ao iniciarem-se os primeiros acordes do coral « Va pensiero », o famoso hino contra a dominação. A reação
visceral do público foi extraordinária quando o côro entoa - "Ó minha pátria, tão bela e perdida".
Quando o hino acaba os aplausos da platéia interrompem a ópera, e o público manifesta-se com gritos de « bis », « viva Itália » e « viva Verdi ». Das galerias são lançados papéis com mensagens políticas.
Não é habitual "bisar-se" durante o decurso de um espectáculo de ópera. O maestro Mutti hesitou. Então, já que o público tinha revelado o seu sentimento patriótico, o maestro voltou-se, encarou o público e o próprio Berlusconi, pronunciando-se da seguinte forma, depois de mais um grito do público: « longa vida à Itália ».
« Sim, longa vida à Itália mas ... Já vivi a minha vida, mas como um italiano que percorreu o mundo, tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto, aquiesço ao vosso pedido de bis do hino, "Va Pensiero". Isto não se deve apenas à alegria patriótica que senti em todos, mas porque nesta noite, enquanto eu dirigia o côro que cantava "Ó meu pais, belo e perdido", eu pensava que a continuarmos assim, mataremos a cultura sobre a qual assenta a história da Itália. Neste caso, nós, a nossa pátria, será verdadeiramente "bela e perdida". Os aplausos foram retumbantes, incluindo os dos artistas da peça. Mutti continuou dizendo "Reina aqui um clima italiano". Por isso, "como estamos na nossa casa, no teatro da capital, com um côro que cantou magnificamente, e que foi magnificamente acompanhado, proponho, se for do vosso agrado, que todos se juntem a nós para cantarmos juntos", o hino Va Pensiero.
Todas as pessoas presentes na ópera de Roma se levantaram... O Côro dos Escravos foi entoado por todos, sobre a batuta do maestro Mutti. Foi um momento magnífico de ópera!
O hino termina com uma enorme ovação e o pranto dos artistas.
Haverá, seguramente, milhares de formas de protesto. Nenhuma, porém, tão bela como esta. Vale a pena ver!

terça-feira, novembro 22, 2011

Bota Minuto

A BOTA MINUTO, é uma empresa portuguesa de reparação de calçado que lançou uma campanha para recolher sapatos usados, com o objectivo de serem entregues a instituições de solidariedade social.
De 15 de Janeiro a 15 de fevereiro, os responsáveis da Bota Minuto convidam as pessoas a desfazerem-se dos sapatos que já não usam e deixá-los em qualquer loja desta cadeia.
Segundo Duarte Ramos, responsável da cadeia de lojas, em 2010 a campanha conseguiu angariar 9000 pares de sapatos e no ano anterior 6000.
"Sendo uma cadeia de reparação de calçado, inúmeros clientes deixavam cá o calçado e não o vinham buscar, mesmo em sistema de pré-pagamento. Ocorreu-nos, então, encaminhá-los para instituições de solidariedade social", explicou Duarte Ramos à agência Lusa.
A campanha de recolha, que se faz desde 2008, coincide com o período pós-Natal, uma altura em que "os armários se enchem de produto novos e se esvaziam do que já não é usado".
"Já temos um banco de instituições a quem perguntamos todos os anos de quantos pares necessitam", refere Duarte Ramos. "Sapatos com história" é o mote da campanha deste ano. Quem faz uma doação é convidado a partilhar a história do seu par de sapatos nas redes sociais. Saiba como, no site oficial: http://www.botaminuto.com/
Aqui lhe deixo, também, alguns dos Pontos de Recolha em Lisboa: Atrium Saldanha; Mercado Municipal de Campo de Ourique, Centro Comercial Amoreiras, Centro de Lazer Campo Pequeno, Galerias Lambert; El Corte Inglês; Rádio Renascença, etc.

segunda-feira, novembro 21, 2011

O Perfume

O Perfume é um romance do escritor alemão Patrick Süskind, publicado pela primeira vez em 1985. Foram vendidos 15 milhões de exemplares em quarenta línguas. O título em português é a tradução literal do alemão (O Perfume, História de um Assassino).
O Perfume foi considerado o livro da década de 1980 na Alemanha, e é um livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, para leitura autónoma, pelo Plano Nacional de Leitura.
É um estranha história que se passa no século XVIII. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele - nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua - uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos.
O sucesso transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre.
Em 2006, O Perfume passa a ser, também,uma longa-metragem inspirada no romance de Patrick Süskind.

domingo, novembro 20, 2011

Os Fados do Fado

No próximo fim de semana espera-se a sagração do Fado enquanto
Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, apresentada em Janeiro, será submetida a votação no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO, que se reúne de 22 a 29 de Novembro, em Bali, na Indonésia.
Antecipando este acontecimento, proponho-lhe que veja o vídeo "Fados" onde Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro, Pedro Moutinho dão voz à nossa canção nacional. Aproveito ainda para lhe lembrar que o Museu do Fado (em Alfama) vai estar aberto durante 36 horas consecutivas, nos dias 26 e 27 de Novembro, para acompanhar (e celebrar) a esperada declaração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A programação daquele museu inclui visitas guiadas, concertos e actuações espontâneas de vários fadistas. Espera-se a participação de artistas de referência, entre eles nomes como: José da Câmara, Maria da Fé, António Zambujo e Maria Armanda.
A responsável do museu pela comunicação social, Rita Matos Oliveira, referiu a um jornal que "O que
pretendemos criar é, acima de tudo, um ambiente de festa e celebração". É preciso não esquecer que o Museu do Fado em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, são os mentores desta candidatura.
Aqui fica também a proposta para uma visita a este museu tendo como pano de fundo a festa do Fado.
No domingo à noite, o programa televisivo Câmara Clara, da RTP2, será transmitido em directo do auditório do museu e contará com Mariza, que tem o seu prémio BBC Rádio3 Word Music Award depositado no museu, e Carlos do Carmo; isto é, os padrinhos da candidatura.
Em breve, será feito, também, o lançamento oficial do álbum “Fado – Estranha Forma de Vida”. Este álbum conta 43 temas repartidos por dois CD. Tem as participações de Camané, Carminho, Mariza e Mafalda Arnauth, entre outras, além de fados gravados por Amália Rodrigues e Hermínia Silva. O primeiro CD reúne um conjunto de novos talentos, e o segundo um naipe de fadistas consagrados.
Como vê vai ser um fim de semana inteirinho dedicado ao Fado. Não desperdice nenhuma destas sugestões.