sábado, outubro 29, 2011

Maria Flor

Proponho-lhe que aprecie, hoje, uma curta metragem de animação de uma jovem artista brasileira, Camila Carrossine.
Camila Carrossini vive em São Paulo tendo feito o bacharelato em Artes Plásticas em 2005.
Da sua curta filmografia fazem parte alguns filmes de animação, que estiveram presentes em vários certames, onde receberam prémios e menções honrosas.

sexta-feira, outubro 28, 2011

Fotos com história(s)

A fotografia é uma técnica de criação de imagens, por meio de uma exposição luminosa, que se fixam depois numa superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo para o qual contribuiram muitas pessoas, que trabalharam juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
O daguerreótipo é um também um processo fotográfico, mas, feito sem uma imagem negativa. Foi criado pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em 1839.
Embora os princípios fundamentais da fotografia se tenham estabelecido há décadas e, desde a introdução do rolo (filme) colorido, quase não tenham sofrido mudanças, os avanços tecnológicos têm possibilitado melhorias quer na qualidade das imagens produzidas, quer na agilização das etapas do processo de produção, quer na redução de custos, o que popularizou o uso da fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital modificou, drasticamente, o mundo da fotografia.
De uma forma ou de outra, esta tecnologia permitiu a fixação para a posteridade, de acontecimentos ou factos que fizeram história. Deixo-lhe aqui uma belíssima apresentação com 45 fotografias que contam algumas das histórias da história. Ora veja!

quinta-feira, outubro 27, 2011

Oh Lua

Os Mercado Negro são um grupo de música portuguesa onde a miscigenação e a multiculturalidade são um dos traços dominantes. As músicas do grupo são o fruto e o reflexo da cidade onde vivem, que é Lisboa… Lisboa cada vez mais rica culturalmente devido à cada vez maior diversidade étnica, linguística e religiosa.
Os Mercado Negro demonstram, através da música, que é possível uma convivência harmoniosa entre culturas diferentes, pois aquela é o resultado de uma mistura das suas raízes afro, com os sons da lusofonia e com o Reggae que constitui a sua espinha dorsal.
Os Mercado Negro já passaram pelos principais festivais portugueses tais como: o Festival do Sudoeste, o Delta Tejo, o Super Bock Super Rock, o Sagres Surf Festival, o Festival de Paredes de Coura, a Festa do Avante, etc.
A primeira aparição pública do grupo deu-se em 1999 no lendário Ritz Club e o disco de estreia em 2004. Deste disco destacaram-se dois enormes êxitos: “Beija-Flor" e “Oh Lua”.
Em 2006, sai o 2º disco ao qual chamaram “Aquecimento Global”. Deste deve chamar-se a atenção para o megahit “Leoa Tigresa". Em 2010 saiu o 3º álbum intitulado “Conversas de Quintal”, considerado como o melhor álbum da banda.
Ouça-os agora em Oh Lua e não deixe de os conhecer melhor visitando o seu excelente site oficial. Para isso, basta clicar aqui.

quarta-feira, outubro 26, 2011

O Lago Baikal

O lago Baikal é um lago que se localiza no sul da Sibéria, Rússia, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia. É, também, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.
A superfície do Lago Baikal é de 31 500 km² e aí desaguam cerca de 300 rios. Este lago é responsável por 20% da água doce líquida do planeta.
Tem um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endémicos. Por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endémicas.
Confira tudo isto na apresentação que selecionei para hoje.

terça-feira, outubro 25, 2011

Maria Campaniça

Debaixo do lenço azul com sua barra amarela
os lindos olhos que tem!
Mas o rosto macerado
de andar na ceifa e na monda
desde manhã ao sol-posto,
Mas o jeito
das mãos torcendo o xaile nos dedos
é de mágoa e abandono...
Ai Maria Campaniça,
levanta os olhos do chão
que quero ver nascer o sol!
Manuel da Fonseca

segunda-feira, outubro 24, 2011

À Descoberta da Aventura : O Livro (Book)

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado todos os anos no 4ª segunda-feira de Outubro. Foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999. Este ano, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar é hoje, 24 de Outubro, e o tema de reflexão para este ano é “À Descoberta da Aventura”.
Para assinalar este dia sugiro-lhe dois pequenos vídeos. Um mostra o livro (Book) como um produto inovador nesta era da tecnologia digital e que é uma excelente ferramenta de incentivo à leitura! O outro sintetiza em dois minutos a história do livro.
Não perca!


domingo, outubro 23, 2011

A menina que odiava livros



Com o selo de qualidade de The National Film Board of Canada, "A menina que odiava livros" é um pequeno filme de animação que conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao deparar-se com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade e um mundo de prazer.
Não perca esta preciosidade.
Já agora a autora do livro que serviu de base a esta aninação, é advogada e chama-se Manjusha Pawagi. É indiana mas depois, ainda criança, foi para o Canadá onde ainda hoje vive.