sábado, setembro 24, 2011

ANONIMA NUVOLARI

Não perca hoje, 24 de setembro às 18h30, a actuação dos ANONIMA NUVOLARI. Vai ser no Jardim do BRITISH COUNCIL (Rua Luís Fernandes, 1-3, esquina com Rua de São Marçal), em Lisboa e a entrada é livre.
Este espectáculo integra-se na comemoração do Dia Europeu das Línguas 2011 que acontecerá em 26 de setembro.
Anonima Nuvolari vai bem com tinto. Anonima Nuvolari vai bem com alegria. Vai bem com boémia. Vai bem com festa. Música 100% italiana de sabor intenso e frutado. Néctar extraído das melhores colheitas. Vinho novo de compositores como Paolo Conte ou Vinicio Capossela. Vinho velho das colheitas de Renato Carosone, Fred Buscaglione, Adriano Celentano. Um passeio dos alegres pelos últimos 50 anos da canção italiana".
Situados entre o último dos românticos e o primeiro dos punks, os Anonima Nuvolari vão bem com tudo menos com a tristeza sem poesia, e o amor sem gosto".

sexta-feira, setembro 23, 2011

O Outono

Estamos no equinócio de setembro. Oficialmente começa hoje o Outono no hemisfério Norte. O Outono é a estação do ano que se caracteriza pelo amarelecer das folhas das árvores. No hemisfério Norte transcorre entre 23 de setembro e vai até 21 de dezembro.
No Hemisfério sul, vai de 22 de março a 20 de junho.
Como dizia Albert Camus, " O Outono é outra primavera, cada folha uma flor."
Desfrute, agora, de uma bela apresentação com espectaculares imagens de Outono, embora, da Argentina. Argentina que está a iniciar agora a Primavera. A Primavera e o Outono são as duas melhores estações para visitar este país da América do Sul.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Baleia à vista

A baleia - corcunda é também conhecida como baleia-jubarte, baleia-preta, baleia-xibarte, baleia-cantora ou baleia-de-bossa, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos que vive nos mares do mundo todo.
Os machos da espécie, medem de 15 a 16 metros e as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto, possuía 19 metros.É também conhecida pelo temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição da cabeça e das barbatanas, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização. É uma espécie protegida desde 1967 e, em 2008, as estimativas do número de indivíduos variavam dos 30 mil aos 65 mil exemplares.
Veja, aqui, um vídeo maravilhoso. Este mostra, a pura e bela prova de gratidão de uma baleia corcunda após ter sido libertada das redes de pescadores que a mantinham aprisionada. A Valentina (porque foi libertada, no dia de S. Valentim de 2011) deu um autêntico show de agradecimento aos seus salvadores.
Não se esqueça de clicar acima e veja este espectáculo!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Oh Terra Bensuada

A manta rota dos Deuses
cobriu o sol
e a terra
mais sagrada
tombou na suprema escuridão.

Horizontes roxos pairam no ar
há mortos, perdidos, ausentes
e a terra chora baixinho.

Ao luar, caju dorido,
ressoa manso o tambor
amordaçado pelo truar dos canhões,
bazucas, murteiros, obuses.

A manta rota dos Deuses
cobriu o sol
e a terra
mais sagrada
chora só e baixinho
morte, agonia, tormento.

-Que Deus fadou o teu Destino
oh terra bensuada
exangue, exausta em sangue?

-Que Deus fadou o teu Destino
oh terra bensuada
queimada dormindo em guerra?
NAMIBIANO FERREIRA - In Resist(ir) Assim - Poesia a Doze, Editorial Minerva - 1999

terça-feira, setembro 20, 2011

O Ouro de Viana do Castelo

Proponho-lhe que veja, aqui, um documentário realizado por Carlos Eduardo Viana, em 2007.
Este belo vídeo dá-nos uma perspectiva histórica sobre a origem do uso do ouro nesta região minhota e mostra-nos o processo de fabrico destas delicadas peças. Revela-nos um processo de fabrico complexo e artesanal de peças únicas e de uma beleza rara.
O documentário tem 18 minutos, mas vale a pena ser visto!
Já agora, quando passar por Viana do Castelo visite a Ourivesaria Freitas (no centro histórico da cidade) , onde poderá apreciar cerca de 500 peças da colecção particular do proprietário do estabelecimento. Manuel Freitas, que garante ser o detentor da “maior colecção de ouro popular português”, está sempre disponível para orientar as visitas a este precioso acervo. Ali destacam-se um coração de Viana do século XIX, uma imagem da Senhora da Conceição datada do século XVIII e duas argolas do século IV antes de Cristo. Contas, arrecadas de Viana, laças, medalhas,colares de gramalheira e brincos à rainha são apenas algumas das peças que integram a “maior colecção de ouro popular português”.



segunda-feira, setembro 19, 2011

Elegia Para Uma Gaivota
















Morreu no Tejo a gaivota mais esbelta
A que morava mais alto e trespassava
De claridade as nuvens mais escuras com os olhos.
Cantos de pescadores, embalai-a!
Versos de poetas embalai - a!
Brisas, peixes, marés, rumor de velas, embalai – a!
Sebastião da Gama – in Campo Aberto

domingo, setembro 18, 2011

Mindjeris di Panu Pretu

Assista a esta belíssima interpretação de Luanda Cozetti e Eneida Marta, feita no programa Embondeiro.
Luanda é filha de Wanda Cozetti Marinho e do ex-padre português Alípio de Freitas (preso político no Brasil e que inspirou uma canção de José Afonso).
Esteve a viver em África, acompanhando a mãe no exílio, no período entre os 9 e os 15 anos.
Em 1986 começou a cantar em casas noturnas de Brasília. Fez parte do coral Asbac (Associação dos Servidores do Banco Central do Brasil) com quem gravou o disco "Brasil, Brasis".
Participou depois no musical "Ponte para o invisível", de Ricardo Movits e Paul Hallstein, de 1988. Participa em variados projectos como o grupo vocal Bico de Veludo, Projeto Sarau, Projeto Exião do Lazer, entre outros. Em 2001 gravou o seu primeiro disco individual, "Luanda!".
Gravou músicas para a banda sonora da versão SBT da novela "Escrava Isaura". Também gravou para a série "Jamais te Esquecerei".
Formou o grupo Couple Coffee com o baixista Norton Daiello. Rumou, então, a Portugal onde gravaram o disco "Puro" em 2005. Em 2007, os Couple Coffee publicam o disco "Co'as Tamanquinhas do Zeca", dedicado a José Afonso. No ano seguinte editam "Young And Lovely", uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova.
A solo participa em 2007 no disco "1970", de JP Simões, e colabora, em 2009, com Sir Scratch no tema "Quanto Menos Esperas" da banda sonora do filme "Esperança está onde menos se espera" de Joaquim Leitão. Integra também o projeto "Rua da Saudade", homenagem ao poeta José Carlos Ary dos Santos, com as cantoras Viviane, Mafalda Arnauth e Susana Félix.
Eneida Marta, tal como já aqui referi , nasceu na Guiné-
Bissau mas está radicada em Portugal. Eneida é uma das mais vibrantes vozes africanas dos dias de hoje.
Senhoras e senhores ei-las em "Mindjeris di Panu Pretu."