sábado, julho 23, 2011

E AQUI ESTOU, CANTANDO

Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
Não sinto gozo nem tormento,
Atravesso noites e dias
No vento.

Se desmorono ou se edifico,
Se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
CECÍLIA MEIRELES

sexta-feira, julho 22, 2011

O mistral e outros ventos

A propósito da ventania forte que tem assolado algumas regiões do país e em particular a região de Lisboa, lembrei-me hoje de falar de ventos.
O vento, de uma forma simplista, é o ar em movimento e pode ser de vários tipos. Assim, temos os ventos constantes (regulares ou planetários) como os alísios e os contra-alísios, os ventos de oeste e os ventos de leste. Há ainda os ventos periódicos, como por exemplo, as monções, as brisas (da terra e do mar), os furacões (ou tufões) e os tornados.
Mas, vou falar com mais pormenor dos ventos locais porque são menos conhecidos.
O Mistral é um vento catabático (que significa "descendo colinas"). É também conhecido com o nome de "drainage wind". O mistral caracteriza-se por ser um vento seco e frio (por isso é, por vezes, chamado de "vento de Outono") do quadrante norte, que sopra no sul da França. Faz-se sentir entre esta região, as Baleares, a Sardenha e a Córsega.
O Bora é um vento frio e seco que sopra no sentido Norte - nordeste, no litoral da ex - Jugoslávia.
O Simum: Vento quente e seco que sopra no Saara, no sentido Sul - Norte.
O Foehn é um vento quente, seco e violento que sopra nas regiões alpinas. Quando o ar encontra uma montanha, em determinadas condições é forçado a subi-la. Ao subir, expande e arrefece, levando muitas vezes à condensação da humidade e à formação de nuvens. Algumas vezes as nuvens podem gerar precipitação. Quando o ar volta a descer, é mais quente e mais seco do que quando iniciou a subida da montanha. Este fenómeno é muito comum em certos locais com ventos dominantes de uma determinada direcção, por exemplo nos Alpes (de onde provém o nome), na Serra de Sintra, na Madeira, em Tenerife... Nesta ilha o vento predominante de Norte faz com que a parte norte da ilha seja verdejante e cheia de vida, enquanto a parte sul faz lembrar uma paisagem desértica, em certos locais quase marciana.
O Chinook: Sopra nas montanhas Rochosas.
O Pampeiro é um vento que sopra nos pampas argentinos e no Rio Grande do Sul, Brasil, (onde se denomina Minuano). É característico do hemisfério Sul.
O Harmatã: Sopra do deserto do Saara para a África Ocidental. É um vento quente e seco.
O Siroco é um vento que sopra do deserto do Saara para o sul da Europa (afectando muitas vezes a ilha de Malta). É um vento seco e quente.

quinta-feira, julho 21, 2011

Mais notícias sobre o Tsunami no Japão

Proponho-lhe que assista a mais um vídeo. Este contém imagens arrepiantes do tsunami que ocorreu no Japão a 11 de março, após um violento terramoto.
Veja como as pessoas foram apanhadas desprevenidas e não tivéram tempo para nada.
Algumas ainda se aperceberam do que estava a acontecer, mas, não tivéram sequer hipótese de se salvar.
As imagens do tsunami, que fazem parte deste vídeo, foram obtidas a partir do interior de um automóvel.
Este vídeo é absolutamente incrível e demonstra a impotência dos humanos perante esta força da natureza, que tem um avassalador grau de destruição.

quarta-feira, julho 20, 2011

Um Porto Diferente


Proponho-lhe que se delicie com este magnífico filme (2011) sobre a cidade do Porto.
Emílio de Azevedo Campos, S.A. (Filmesdamente.com) mostra-lhe o Porto visto de um modo diferente!
Espero que goste! Ora veja!

PORTO with a SONY PMW-F3 from FilmesDaMente on Vimeo.

terça-feira, julho 19, 2011

Seca pode matar meio milhão em África

A Unicef, através de Anthony Lake, alertou para o facto de a seca poder matar 500 mil crianças no nordeste da África. A forte seca, a pior em seis décadas, que afecta aquela região do mundo está a aumentar o drama da desnutrição. Na Somália, o país mais afectado, um em cada três habitantes precisa de ajuda alimentar de emergência, de acordo com as estimativas da União Africana.
"Meio milhão de crianças sofrem de desnutrição severa e estão em risco iminente de morrer. Precisam de ajuda imediata (...). Esta é uma crise muito grave", alertou Lake, à imprensa local.
Milhares de famílias somalis estão a fugir da fome e da miséria e a procurar auxílio no campo de refugiados de Dadaab (no leste do Quénia). Este campo foi desenhado para 90 mil pessoas (sendo considerado o maior do mundo), mas actualmente, acolhe mais de 300 mil refugiados.
"O que estamos a ver é quase uma tempestade perfeita: o conflito da Somália, os crescentes preços dos combustíveis e dos alimentos, a seca e a falta de chuvas. Ainda por cima faltam quatro ou cinco meses para a próxima colheita. Temos uma enorme tarefa pela frente", ressaltou Lake (director-executivo da Unicef).
"Esta não é uma crise de refugiados. Esta é uma crise regional. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para diminuir o impacto e salvar estas pessoas".
Na árida região de Turcana (norte do Quénia), Lake viu o "verdadeiro sofrimento" e o "rosto silencioso da crise", ao comprovar que as crianças, se têm sorte, sobrevivem comendo apenas uma vez por dia.
"Não se trata só de salvar vidas ameaçadas, mas de salvar um modo de vida ameaçado", afirmou Lake, que admitiu que a comunidade internacional "reagiu um pouco tarde" diante das consequências da seca no Nordeste da África, a região mais oriental do continente.
A comunidade internacional deveria reconhecer a gravidade do que está ocorrer naquela região e diligenciar no sentido de impedir que esta situação terrível, piore.



segunda-feira, julho 18, 2011

As Jóias Negras do Império

Aqui fica mais uma sugestão para um passeio cultural por Lisboa. Desta feita ao Centro Cultural de Belém. Esta instituição foi concebida, originalmente, para acolher a sede da presidência portuguesa da Comunidade Europeia e posteriormente para desenvolver actividade cultural.
Assim, não esqueça a minha proposta, no dia 22 de Julho, pelas 21:30, visite o CCB (Centro Cultural de Belém) e assista ao Ciclo de Cinema Ficheiros da Imigração, nomeadamente ao Documentário, JÓIAS NEGRAS DO IMPÉRIO", assinado pela jornalista Anabela Saint-Maurice (Portugal ⁄ RTP, Ano 1998, Duração 55').
Comemorando os cem anos da abolição oficial da escravatura, este documentário é um dos raros trabalhos realizados sobre a história dessa prática em Portugal, desde as caravelas que, em 1444, “descarregaram” os primeiros 235 escravos africanos em Lagos, no chamado Mercado dos Escravos.
Calcula-se que na Lisboa seiscentista já cá viviam quase dez mil escravos o que correspondia a cerca de dez por cento da população total.
O Centro Cultural de Belém (localiza-se em Lisboa, na praça do Império)
volta a apresentar os vários tentáculos da arte de 15 de julho a 14 de agosto. O programa do fes
tival Fora de Si 2011, oferece na sua 5ª edição, cinco semanas dedicadas ao cinema, ao teatro, à performance, ao workshop e à música. José António Fernandes Dias, comissário do ciclo de cinema Ficheiros da Imigração realça os onze filmes, nove dos quais são documentários, que serão transmitidos nos auditórios do Centro Cultural. Jóias Negras do Império, de Anabela Saint-Maurice, Cidade de Ouro, de Andrey Romashov e Lisboetas de Sérgio Tréfaut, são alguns dos filmes a ser exibidos e que deixam a sua marca no festival.


domingo, julho 17, 2011

Dia de Domingo




Mais uma vez lhe sugiro que oiça Tim Maia num dos seus muitos sucessos: "Dia de Domingo".
Já que estamos no verão deixo-lhe, também, uma frase célebre e muito divulgada deste fabuloso cantor brasileiro.
"Comecei uma dieta: cortei a bebida e as comidas pesadas e em quatorze dias perdi duas semanas de vida".
Tim Maia