sábado, julho 16, 2011

Paris Inundada


Gostaria hoje que fizesse uma viagem no tempo e no espaço. Vamos até à Paris do início do século XX. Recuemos, então, até 1910.
Através da apresentação que seleccionei, poderá ver imagens inesperadas daquela cidade. O Sena galgou as margens e inundou Paris, porque o Inverno foi muito rigoroso.

sexta-feira, julho 15, 2011

Soneto

Formoso Tejo meu, quão diferente
Te vejo e vi, me vês agora e viste:
Turvo te vejo a ti, tu a mim triste,
Claro te vi eu já, tu a mim contente.

A ti foi-te trocando a grossa enchente
A quem teu largo campo não resiste;
A mim trocou-me a vista, em que consiste
O meu viver contente ou descontente.

Já que somos no mal participantes,
Sejamo-lo no bem. Oh! quem me dera
Que fôramos em tudo semelhantes!
Mas lá virá a fresca Primavera:
Tu tornarás a ser quem eras de antes,
Eu não sei se serei quem de antes era.
Francisco Rodrigues Lobo

quinta-feira, julho 14, 2011

O "Gago Coutinho" foi engolido

O «Rochedo Gago Coutinho», imagem emblemática da praia de Olhos de Água, desapareceu engolido pelo mar. Esta foi durante décadas uma das perspectivas mais fotografadas pelos turistas. Foi também ,uma referência importante nos postais ilustrados da região algarvia.
Muitos destes monumentos naturais já desapareceram. O primeiro foi o "Sacadura Cabral", em meados dos anos 60.
Além do desaparecimento deste tipo de rochedos, o Algarve tem assistido a derrocadas de arribas. É a natureza em ação. As tempestades de inverno, a força das marés e das correntes marítimas e a erosão provocada por diversos agentes, explicam estes acontecimentos.
Segundo algumas pessoas a destruição deste "monumento natural" podia ter sido travada mas, quer os especialistas quer o senso comum dizem que se trata do resultado da ação da natureza.
Se quiser recordar a praia dos Olhos de Água com e sem o Gago Coutinho, aqui ficam estas duas imagens alusivas a este facto.

quarta-feira, julho 13, 2011

Um Sistema de Saúde Universal

Hoje proponho-lhe que veja um pequeno vídeo com o título "Um Sistema de Saúde Universal". Actualmente vivemos tempos de mudança e de crise. Verificamos que alguns direitos e valores são postos em causa. Convém, pois, reflectirmos todos sobre alguns destes assuntos.
Michael Moore é o polémico cineasta americano, autor do filme anti-Bush Fahrenheit -11de Setembro, que fez em 2007 um filme, dedicado ao sistema de saúde americano.
Os Estados Unidos é o único país industrializado e rico que não tem sistema universal de saúde. A maior parte das pessoas tem seguro-saúde, na maioria dos casos (60%) pago pelo empregador. Há programas governamentais de ajuda a pobres, idosos, crianças. E cerca de 50 milhões de americanos não têm qualquer cobertura de assistência médica”- Michael Moore."Assim como os outros filmes, não o discutimos enquanto o fazemos. Se nos perguntam, dizemos que Sicko é uma comédia sobre as 45 milhões de pessoas sem sistema de saúde no país mais rico do mundo", referiu Michael Moore numa entrevista.
Este filme de Michael Moore ("Sycho") descreve o falhanço do sistema
de saúde dos EUA ("a última nação industrializada sem um sistema universal de saúde", e onde a Saúde é essencialmente um negócio entregue às grandes indústrias) e termina com Moore a levar para Cuba 911 trabalhadores de equipas de salvamento do 11 de Setembro, cujos cuidados médicos lhes foram negados nos EUA. Os Estados Unidos têm uma população de 301 milhões de habitantes e 47 milhões não têm plano de saúde, o que acarreta cerca de 18 mil mortes por ano. Até o transporte de ambulância para o hospital é cobrado aos pacientes, ainda que se trate de remoção por acidente grave.
Para comparar os sistemas de saúde, Moore visitou o Canadá, a França e a Inglaterra, países com sistemas de saúde gratuitos e universais.

terça-feira, julho 12, 2011

segunda-feira, julho 11, 2011

Nasceu o Sudão do Sul

Num continente politicamente instável nasceu a 9 de Julho um novo país: A República do Sudão do Sul. Seis meses depois de um referendo fiscalizado pela ONU nasceu o 193º país, pondo-se assim fim a uma guerra civil com 50 anos e um saldo de cerca de 1 milhão de mortos.
Além da divisa com o Sudão do norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quénia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro-Africana.
O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade.
Apesar de ser rico em petróleo, o Sudão do Sul nasce como um dos países mais pobres do mundo. Altas taxas de mortalidade materna e infantil, a maioria das crianças não frequentam a escola e consequentemente um alto índice de analfabetismo que, entre as mulheres, chega aos 84%.
No Sudão do Sul estão 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão, localizadas sobretudo na região de Abyei. Porém, é no norte que se encontram os oleodutos e os portos.
O governo de Cartum foi o primeiro a reconhecer a nova nação, num sinal de secessão tranquila para aquele que foi, até sexta-feira, o maior país da África - que agora passa a ser a Argélia.
Mas o reconhecimento não elimina os temores a respeito do futuro. Os líderes do sul e do norte ainda precisam chegar a acordo acerca de várias questões, a começar pela exata demarcação da fronteira e pela partilha dos dividendos petrolíferos.

domingo, julho 10, 2011

Curiosidades Geográficas

Se é uma pessoa curiosa e/ou se gosta de Geografia, aconselho-o(a) a ver esta apresentação que me chegou às mãos e que agora partilho aqui. Embora sendo anónima, sintetiza de forma eficaz e aliciante algumas curiosidades geográficas.
A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenómenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o ambiente (Geografia Humana). Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como o conjunto de forças que geram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. O homem é entendido como um organismo capaz de modificar consideravelmente as forças da natureza através da tecnologia.
Não perca esta apresentação!