sábado, abril 09, 2011

Era Uma Vez...



Era uma vez, há muito, muito tempo...
Afinal tudo foi muito mais simples do que os cientistas imaginavam!!!!!!
O verdadeiro responsável pela tectónica de placas e pela Era deriva continental foi…
Se quizer saber o fim desta história, não deixe de ver o pequeno filme de animação que escolhi para hoje.

sexta-feira, abril 08, 2011

É assim...

É assim na Galiza e é assim em Portugal (sobretudo no Algarve). Na Galiza, no norte da Espanha, os percebeiros conseguem fazer 800 euros, em 2 horas de trabalho. O problema é que nunca sabem se sairão vivos deste tipo de empreitada. Em média, durante cada ano, morrem 5 pessoas que se dedicam a esta perigosa actividade. Para além disso, ferem-se outros tantos, contra as pedras das falésias. Quem cai, não sobrevive! O percebe ou perceve (Pollicipes pollicipes) é um crustáceo, pertencente à subclasse Cirripedia, ordem Peduculata. É encontrado nas costas rochosas do nordeste do Oceano Atlântico e parente próximo de outras espécies de percebes encontrados quer na costa oeste da América do Norte quer na costa do Chile. É um crustácio bastante apreciado como alimento, especialmente na Península Ibérica. Veja agora o que se passa na Galiza.

quinta-feira, abril 07, 2011

Pintura Fascinante

É difícil calcular o trabalho que deu este "site" (para o abrir clique aqui)... Está absolutamente fabuloso! Ora veja! É um pintura a óleo sobre tela, feita por artistas chineses (Dai Dudu, Li Tiezie Zhang An), em 2006. À medida que se passa com o cursor do rato pelas diferentes personalidades ali pintadas e se aí fizer um duplo click, recebe-se mais informação sobre cada uma, porque se abre uma página da Wikipedia com dados sobre o personagem. E pode escolher-se a língua (à esquerda encontra-se um selector de língua). Este site pode mantê-lo ocupado por algumas horas... Estão lá todas as personalidades interessantes da história mundial!

quarta-feira, abril 06, 2011

200 anos versus 200 países

O médico e orador sueco Hans Rosling, mostra a história do desenvolvimento do planeta nos últimos dois séculos, em quatro minutos e meio, transformando estatísticas em animação gráfica interactiva, no programa "The Joy of Stats" da BBC 4. É absolutamente imperdível! Não desperdice esta oportunidade!

terça-feira, abril 05, 2011

TUMBALALAIKA

A Sinagoga Portuguesa de Amesterdão (na Holanda) é também denominada de "Esnoga". Situa-se numa rua (Visserplein) próxima do centro histórico de Amsterdão, em frente ao Museu de História Judaica daquela cidade. É um edifício monumental (projectado pelo arquitecto holandês Elias Bouman) que foi construído no século XVII pela congregação de judeus de origem sefardita da cidade, a Congregação Portuguesa Israelita de Amsterdão. Hoje, e devido ao extermínio dos judeus (Holocausto) na Segunda Guerra Mundial, esta congregação não tem mais do que 700 membros . A Sinagoga Judaico-Portuguesa é iluminada apenas por velas. Foi construída há várias centenas de anos e nunca foi electrificada. O arco, os assentos e tudo o resto foi feito à mão, por construtores de barcos. Inexplicavelmente, durante a 2ª guerra mundial, os nazis nunca se interessaram por esta preciosidade, e nunca entraram nela (a maioria das sinagogas alemãs foi incendiada). Encontra-se, pois, intacta e tal como foi erguida permanecendo aberta ao público. Assista, agora, à fabulosa interpretação da canção de amor de origem russo-judaica:Tumbalalaika, que ali ocorreu.

segunda-feira, abril 04, 2011

Felicidade

"A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade". Mário Quintana

domingo, abril 03, 2011

Mango

A Culturgest acolhe no dia 4 de Abril, no Grande Auditório, o concerto de apresentação do novo espectáculo "Délibáb", de Vitor Ramil, baseado no seu último álbum. Vitor Ramil (1962) é um músico, cantor, compositor e escritor brasileiro. Este cantor gaúcho (ainda pouco conhecido em Portugal) começou a sua carreira artística ainda adolescente, no começo dos anos 80. Aos 18 anos de idade gravou o seu primeiro disco Estrela, Estrela. Neste contou com a presença de músicos e arranjadores que voltaria a encontrar em trabalhos futuros, como Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Avellar, além das participações das cantoras, Zizi Possi e Tetê Espíndola. Em "Délibab" Ramil reúne milongas que compôs a partir de poemas do argentino Jorge Luis Borges, publicadas originalmente no livro «Para las seis cuerdas», e dos versos do brasileiro João da Cunha Vargas, registadas na voz do poeta em cassete e posteriormente publicadas no seu único livro "Deixando o pago". O jornal Globo, do Rio de Janeiro, e a Folha de São Paulo consideraram «Délibáb» um dos «10 Melhores Shows de 2010». Foi ainda considerado um dos Melhores Discos do Ano, pela revista brasileira Veja e pelos órgãos de comunicação argentinos, Diario La Nación, e Revista Ñ do Diario Clarín. Se não puder ir ao espetáculo, veja aqui, a interpretação que Vitor Ramil faz de Mango.