sábado, março 26, 2011

Vamos ao Teatro?

Amanhã é o Dia Mundial do Teatro. Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, o Teatro Nacional de D. Maria II oferece dois espectáculos (com entrada livre).
Pelas 10:00 e também pelas 12:00 acontecem apresentações do espectáculo "A Visita".
Trata-se de um passeio ao interior do Teatro Nacional D. Maria II que dá a conhecer a história do teatro, a sua arquitectura, as suas especificidades técnicas e potencialidades artísticas, os bastidores, as lembranças de um tempo mais antigo e do tempo de agora, feito de memórias reais.
A visita é encenada, sendo os visitantes guiados por personagens históricas e ficcionadas que revelam lugares e aspectos do teatro desconhecidos do público.
Para as 16:00 está programada a apresentação do espectáculo "A Cacatua Verde". Esta é a sua última representação.
A ação da peça situa-se na noite de 13 para 14 de Julho de 1789 em Paris. Numa cave dos arredores de Paris, Prospère, um velho diretor de uma Companhia de Teatro, abriu uma taberna (A Cacatua Verde) onde a sua Companhia finge que não faz teatro, e cria a ilusão de uma verdadeira taberna de gente de mau porte (…). O processo complica-se quando, na noite da Revolução Francesa, a violência da realidade faz esquecer o processo de ilusão e a história que um dos actores inventou, que a sua mulher, também actriz, o trai sendo amante de um Duque, leva-o a assassinar o nobre seu rival.
"A Cacatua Verde" é um texto de Arthur Schnitzler, com encenação de Luis Miguel Cintra que transmite todo ambiência e a ambiguidade de uma época conturbada da História de França. NOTA: O levantamento dos bilhetes é realizado no próprio dia, restrito a dois por pessoa, e sujeito à lotação dos espectáculos.
Os ingressos para "A Visita" estão disponíveis na bilheteira a partir das 9:00 e para "A Cacatua Verde" a partir das 13:00.

sexta-feira, março 25, 2011

As Dores do Mundo

José Ribamar Coelho Santos, (Maranhão, 1966), mais conhecido como Zeca Baleiro, é um cantor, compositor e músico brasileiro de MPB.
Zeca começou a carreira compondo melodias e músicas para peças de teatro infantis, tendo-se destacado pela qualidade das letras. Transferiu-se, depois, para São Paulo onde lançou a sua carreira.
O salto para a fama surge em 1997, com a participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "Flor da Pele". Alcançou, assim, projeção nacional apesar da sua carreira musical já ter 12 anos. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil (muitos dos quais são seus parceiros na composição de algumas músicas) como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho. A sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros tais como o samba, o pagode, o baião com elementos do rock, o pop e a música eletrónica.
Zeca Baleiro canta, toca guitarra e já viu as suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz.
Ouça-o, agora, em As Dores do Mundo, canção que interpretou no programa de televisão Altas Horas.

quinta-feira, março 24, 2011

Barcelona mais verde

Barcelona é a maior cidade e capital da comunidade autónoma da Catalunha, no nordeste da Espanha. É também a segunda maior cidade da Espanha depois de Madrid. Possui uma população de cerca de 1.621.537 habitantes numa área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona estende-se para além dos limites administrativos da cidade e tem uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes, numa área de 803 km². É a sexta área urbana mais povoada da União Europeia depois de Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona, que é a maior metrópole da Europa, dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo.
Aconselho-o agora a ver o vídeo que seleccionei para hoje. É uma reportagem fantástica, do Jornal Nacional (da Globo) de Maio de 2010, sobre uma também excelente ideia: um sistema alternativo de recolha de lixo nos centros urbanos.
A idéia de um sistema subterrâneo de recolha de lixo em Barcelona é de 1992. Foi nesta data que a capital da Catalalunha sediou os Jogos Olímpicos. Desde então, o projeto tem sido implantado sistematicamente e 70% da área metropolitana já possui bocas de lixo ligadas diretamente aos centros de tratamento. Plástico, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico serve para produzir energia. Em cinco anos, Barcelona eliminará definitivamente os camiões do lixo. Para já, deixaram de circular naquela cidade, pelo menos 160 camiões de lixo.
Este sistema acaba com a sujidade nas ruas, com as latas de lixo a abarrotar e com a recolha tradicional - um método que geralmente custa caro e polui o meio ambiente.

quarta-feira, março 23, 2011

A vida

Na água do rio que procura o mar;
No mar sem fim; na luz que nos encanta;
Na montanha que aos ares se levanta;
No céu sem raias que deslumbra o olhar;

No astro maior, na mais humilde planta;
Na voz do vento, no clarão solar;
No inseto vil, no tronco secular,
— A vida universal palpita e canta!

Vive até, no seu sono, a pedra bruta . . .
Tudo vive! E, alta noite, na mudez
De tudo, — essa harmonia que se escuta

Correndo os ares, na amplidão perdida,
Essa música doce, é a voz, talvez,
Da alma de tudo, celebrando a Vida!
Olavo Bilac

segunda-feira, março 21, 2011

Green Cork


2011 é o ANO INTERNACIONAL DA FLORESTA. Para assinalar o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta proponho-lhe que assista a um vídeo sobre o Green Cork. O Green Cork é um programa de reciclagem de rolhas de cortiça promovido pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological e que conta com a colaboração de António Capelo.

Aprendiz na Oficina da Poesia

Não rimes.
Ou rima, se quiseres,
mas não violentes
a palavra.
Não busques ansioso,
qual amante inexperiente,
a palavra.

Espera antes
a sua vinda.

Música e rima
são acessórios dispensáveis:
O poema é outra coisa.

Deixa, pois
que as palavras acordem
na matriz
e caiam maduras.
Áridas ou frias,
secas e imperturbáveis,
orvalhadas, humildes,
estropiadas até,
que sejam precisas,
prenhes de significado.

Espera as palavras.
Elas viajam misteriosas,
desconhecidas ainda,
elas germinam
em ti.

Caem. Juntam-se.
Doloridas, feias
sob o visco placentário,
deselegantes por vezes,
elas procuram-se
e organizam-se.

Juntas transcendem-se,
há algo de íntimo,
coeso e secreto
nelas.

O poema está aí.
Rui Knopfli

domingo, março 20, 2011

A Primavera

Proponho-lhe que veja e oiça o quinteto vocal "Carmel A-Cappella".
Este grupo musical é constituído por cinco cantoras israelitas da cidade de Haifa. Este quinteto especializou-se no acompanhamento "a cappella" de música polifónica.
"A cappella" é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental. O canto a cappella tem as suas origens na prática do canto gregoriano. Não exige o auxílio do órgão ou de qualquer outro instrumento, sendo executado apenas por vozes de monges ou clérigos que formavam o grupo de cantores chamado "schola cantorum". Muitas vezes estes cantores desciam do presbitério e punham-se a cantar numa capela lateral da igreja, daí a origem da expressão.
São exemplos de composições a cappella os motetos e os madrigais. Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muita música para este tipo de formação.
A arranjadora e directora musical deste grupo israelita é Mrs. Shula Erez.
Este quinteto feminino interpreta de forma extraordinária a Primavera de Vivaldi (da obra "As Quatro Estações").