sábado, março 19, 2011

Os Tsunamis

Tsunami é uma palavra de origem japonesa (onda de porto) que corresponde à palavra latina, maremoto, que significa mar em movimento.
Os terramotos (sobretudo os submarinos) e as erupções vulcânicas podem, por vezes, provocar tsunamis ou maremotos. Foi o que aconteceu no Japão e na Indonésia (8,7º) em 2005. Os sismos que ocorreram nestes países provocaram o desenvolvimento no mar, de uma série das ondas causadas pela deslocação de grandes volumes de água. Devido aos enormes volumes de água e energia envolvidos, os tsunamis podem devastar as regiões costeiras, porque ao chegarem ao litoral as ondas podem atingir uma grande altura, arrastando tudo pela frente. Para além das ondas, os maremotos podem dar origem a lagos ou à formação de enormes remoinhos , como aconteceu recentemente no Japão.
Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectónicas convergentes se movem abruptamente, deslocando verticalmente a água existente em cima. Os terramotos relacionados com a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis. Assim, pode dizer-se que os sismos com epicentro na crusta oceânica originam vagas sismícas conhecidas por Raz de Maré , Maremotos ou Tsunamis. Estes termos acabam, por isso, por ser praticamente sinónimos.
Também no terramoto de 1755, em Lisboa, o raz de maré atingiu 5 a 12 metros de altura, constituindo um factor de destruição adicional, que só por si causou mais vítimas que o próprio sismo.
Graças à evolução da tecnologia actual, em poucas horas tivémos acesso a imagens, publicadas em vários órgãos de comunicação nacionais e internacionais, que nos permitiram ver as imagens da situação no Japão antes e depois do tsunami. Se não teve acesso a estas imagens, clique aqui, aqui e aqui .
Entretanto fique com apresentação que selecionei para hoje.

sexta-feira, março 18, 2011

Concerto Pré-Nupcial

Proponho-lhe que assista ao concerto pré-nupcial e ao ballet, comemorativos da boda real de Victória & Daniel da Suécia, que ocorreu em Junho do ano passado.
Wu Zhengdan & Wei Baouhua da China dançam, para os futuros reis da Suécia, o Lago dos Cisnes, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Este espetáculo, que deixou fascinados os presentes, em particular a princesa Victória, foi uma mistura de dança-acrobática e música clássica de fundo, executada na perfeição.
Não perca!

quinta-feira, março 17, 2011

Os Óscares e a Verdade da Crise

Óscar (Academy Awards, no original em inglês) é um prémio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, a 11 de maio de 1927. Este prémio é entregue todos os anos pela Academia a profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas, como reconhecimento da excelência do seu trabalho. A cerimónia formal onde são entregues os prémios é realizada no Teatro Kodak e é uma das mais antigas e importantes do mundo. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi concebida por Louis B. Mayer, um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer.
A 1ª entrega deste prémio da Academia aconteceu a 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Hollywood, para honrar as realizações cinematográficas mais significativas de 1927 e 1928.
O Óscar é o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema. É entregue aos que mais se destacaram no ano anterior nas categorias de ator, atriz, realizador (diretor) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e de melhor filme. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros (de diversas nacionalidades) votantes da Academia. A cerimónia de entrega do Óscar é seguida em directo, via televisão, por milhões de pessoas em todo o planeta.
O Óscar em si é uma pequena estatueta de 35 cm de altura que pesa quase quatro quilogramas. É feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates e tem a forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. O seu valor real é de cerca 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelos lucros que pode render a um filme contemplado com a estátua.
A estatueta foi concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley. Ao longo destes oitenta anos não sofreu quaisquer alterações. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi confecionada em gesso, pintado com tinta dourada, devido ao esforço de guerra americano na época, que procurava racionar todos os tipos de metal. Após o conflito, os agraciados com estes Óscars tiveram os seus prémios trocados pela estatueta original.
Circulam várias histórias acerca do nome atribuído à estatueta. A versão mais popular e conhecida, é a que concede a autoria dele à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua se parecia muito com o seu tio Óscar. Esta comparação foi ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou no jornal.
Este ano dos 5 nomeados para o "Melhor Documentário", "Inside Job - A Verdade da Crise", foi o escolhido.
"Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de 20 triliões de dólares, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos".
Se não teve oportunidade de assistir à Cerimónia de entrega dos Óscares ou ainda não viu os filmes candidatos e os filmes premiados, pode atualizar-se clicando aqui. Neste site encontra as sinopses, os trailers, as biografias, os vencedores, as notícias, etc.

quarta-feira, março 16, 2011

A Bola

The Ball é um pequeno filme, moçambicano, realizado pelo premiado Orlando Mesquita. O filme é fantástico embora esteja legendado em inglês.
Orlando Mesquita já editou, realizou ou produziu mais de 20 filmes, desde 1984. O seu trabalho tem-se desenvolvido em programas educativos e documentários. Os seus projetos exploram muitas das facetas da vida moçambicana, tais como o papel da mulher na guerra, os refugiados e a desmobilização dos soldados.
Agora veja como algumas crianças de Moçambique encontraram uma forma interessante de fazer uma bola de futebol.
A brincar a brincar o realizador aproveita para falar de coisas sérias.

terça-feira, março 15, 2011

Get Back

Dizem que a letra desta música, que manda "alguém" voltar para o lugar de onde veio, foi escrita por Paul McCartney em "homenagem" a Yoko Ono.
Este vídeo foi encontrado nos escombros da antiga gravadora dos Beatles (Abbey Road Studios) e mostra uma sessão de gravação (1969), da famosa música dos Beatles,GET BACK, já no crepúsculo do grupo. As trocas de olhares entre as diferentes personagens são muito interessantes.
Para além dos Beatles vêem-se no estúdio, dois outros artistas, hoje consagrados: participando como keyboard das gravações, o grande pianista negro americano Billy Preston (que, posteriormente, faria uma brilhante carreira a solo ); e assistindo à gravação (por volta do minuto 02:11), o líder de um grupo que já começava a fazer sucesso como substituto natural dos Beatles, Mick Jagger.

segunda-feira, março 14, 2011

O Sismo no Japão

No dia 11 de março, o Japão foi abalado por um sismo de magnitude 8,9/9.0 na escala de Richter, com uma profundidade de 24 quilómetros. O geofísico Shengzao Chen explicou que o terramoto do Japão ocorreu quando a crosta terrestre se rompeu numa área de cerca de 400 quilómetros de comprimento e de 160 de largura, e as placas tectónicas se moveram mais de 18 metros.
Este enorme sismo fez deslocar o eixo da Terra 25 centímetros, enquanto a principal ilha do Japão se moveu 2,5 metros com a força da abalo. Para além disso, o terramoto provocou a formação de um tsunami que atingiu a costa noroeste deixando um cenário devastador e mais de dez mil mortos.
A onda que o sismo criou e que atingiu Sendai com uma altura de 10 metros, colocou todo o Pacífico em alerta. O tsunami atravessou aquele oceano tendo gerado algumas consequências importantes.
Nas primeiras 24 horas após o primeiro abalo no Japão, registaram-se mais de 160 réplicas, a maioria com magnitude superior a 5.
Os tremores de terra são frequentes no Japão. Em regra, devido a um apertado conjunto de normas de segurança que devem ser observadas na construção de edifícios, os danos materiais e humanos são reduzidos. Todavia, em 1995, um sismo de magnitude 7.2 atingiu a cidade portuária de Kobe, causando a morte de 6400 pessoas.
Recordo que a intensidade do sismo de dia 11 foi de 8,9 na escala de Richter e que se desconhecem sismos com intensidade superior a 10 (os piores sismos são: 1960, 9,5º - Chile; 1964, 9,2º - Alasca; 1960, 9,1º - Indonésia; 1952, 9,0º - Rússia, 2011, 8,9º/9,0º - Japão e 2010, 8,8º no Chile) .
Contudo, parece que a destruição resultou muito mais do avanço das águas do mar que do sismo propriamente dito, porque os japoneses preparam as suas construções para os tremores de terra. Agora, com ondas de 10 metros de altura, devidas ao tsunami… a catástrofe foi praticamente inevitável. Os danos materiais e humanos são imensos podendo os prejuízos contabilizar-se, provavelmente, em biliões de dólares. Mas, a consequência mais importante deste abalo fez-se sentir na província de Fukushima. Aqui existe um central nuclear que sofreu uma explosão no dia 12, provocando o risco de contaminação nuclear.
Gostaria de relembrar que no Japão as populações se concentram sobretudo nas planícies costeiras. A população japonesa não ocupa de forma alguma as montanhas, o que segundo Jean-Robert Pitte (presidente da Sociedade de Geografia de Paris, especialista em Geografia da Paisagem), na Conferência inaugural que proferiu no 7º Congresso da Geografia Portuguesa (Coimbra, 2009), se deve, verdadeiramente, a motivos religiosos (nas montanhas, moram os deuses).

domingo, março 13, 2011

Noite

Hoje proponho-lhe que reflicta sobre o significado da palavra NOITE.
Em muitos idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + o número 8 na respectiva língua.

A letra N é o sí­mbolo matemático de infinito e o 8 na horizontal (ou deitado) também simboliza o infinito. Assim, noite significa, em muitas línguas europeias, a união do infinito!!!
Veja, então, como isto é interessante!
Em Português: noite = n + oito;
Em Inglês: night = n + eight;
Agora em Alemão:nacht = n + acht
Em Espanhol: noche = n + ocho
Em Francês:nuit = n + huit
E agora em Italiano: notte = n + otto.
Já agora, sabe se noutras línguas isto também se verifica?